postado em 17/08/2019 04:06
Lá se vão mais de três anos. Em 24 de abril de 2016, o Vasco derrotou o Flamengo pela última vez. Com gols de Andrezinho e Riascos, o cruzmaltino levou a vitória por 2 x 0 e garantiu a vaga para final do Campeonato Carioca daquele ano ; torneio vencido pelo próprio Gigante da Colina. É a maior sequência invicta na história do Clássico dos Milhões. Desde então, são 1.210 dias, 12 jogos, quatro vitórias rubro-negras e oito empates. Hoje, o cruzmaltino tem a chance de acabar com a sequência do rival, às 19h, no Mané Garrincha, pela 15; rodada do Brasileirão.
;É um clássico forte, que não tem favorito e com uma disputa muito acirrada. A capacidade de superação é, acima de tudo, o fator mais importante que tem em um clássico. Não adianta técnica, tática se não tiver capacidade de superação e se entregar no jogo;, avaliou o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Pouco mais de três anos depois, na última vitória vascaína contra o rival, apenas Yago Pikachu, pelo Vasco, esteve em campo. No lado rubro-negro, o lateral Rodinei e os volantes Willian Arão e Gustavo Cuéllar jogaram a partida. O colombiano recebeu, nesta semana, duas propostas que não animaram os dirigentes do Fla. Assim, o meio-campista segue com o elenco e está relacionado para a partida de hoje, mas a titularidade é uma incógnita. Desfalque certo fica por conta do lateral-direito Rafinha. Suspenso, após receber o terceiro amarelo.
A notícia boa é a volta de Gabriel Barbosa para tentar chegar perto do líder Santos. Artilheiro isolado do Brasileirão com nove gols, o centroavante teve uma lesão na coxa e desfalcou o Flamengo ; terceiro colocado do torneio ; por duas rodadas. Parceiro de ataque de Gabigol, Bruno Henrique foi convocado por Tite na manhã de ontem e participará dos dois amistosos do Brasil, em 6 e 10 de setembro, contra Colômbia e Peru, respectivamente. ;Não sou só eu que mereço, vocês também fazem parte. Esse dia vai ser lembrado pelo resto da vida e quero agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui;, discursou o jogador ao saber da convocação para a Seleção.
Longe da zona
O cruzmaltino, na 15; colocação, tenta desgarrar de vez da zona de rebaixamento sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. São cinco jogos, depois da pausa para a Copa América, com duas vitórias, dois empates e uma derrota. Para o duelo no Mané Garrincha são três desfalques certos. Marrony e Marcos Júnior estão suspensos após três amarelos. O atacante Thalles Magno também está fora porque foi convocado para amistosos com a Seleção sub-20 e não se apresentou. A nova direção da CBF determina que as equipes não escalem os atletas convocados sob pena de perda de pontos.
;Eu treinei o time sem ele. Agora, é o processo da diretoria, que vai ver o que vai acontecer. Isso eu só posso responder amanhã;, apontou o técnico Vanderlei Luxemburgo. Quem aproveita a vaga liberada por Thalles é o brasiliense Tiago Reis. Nascido na capital, o centroavante foi muito festejado na chegada do Vasco ao Aeroporto de Brasília e disse estar muito feliz com a oportunidade de jogar em casa, pela primeira vez como profissional.
As duas maiores torcidas da capital prometeram e cumprirão a expectativa de Mané Garrincha lotado. Na manhã de ontem, a loja oficial do Flamengo informava que os ingressos estavam esgotados para a arquibancada inferior. E restavam poucos para a parte superior. Mais de 55 mil pessoas garantiram lugar para o duelo de logo mais.
* Estagiários sob a supervisão de Leonardo Meireles