Superesportes

China convoca brasileiro

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/08/2019 04:07
Elkeson tem mais de 100 gols em quase 150 partidas no país asiático


O atacante brasileiro Elkeson, que atuou por Vitória e Botafogo, foi convocado pela seleção da China para a primeira partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, em setembro. Com isso, ele pode se tornar o primeiro jogador sem origem asiática a defender a equipe chinesa.

A medida divide opiniões na China. Alguns torcedores e comentaristas locais defendem a política, dizendo que isso ajudaria o país a avançar no futebol, enquanto outros questionam como, em um mar de 1,4 bilhão de habitantes, não existe um bom atacante.

A seleção é comandada pelo veterano italiano Marcello Lippi, que luta para classificar o gigante asiático para o segundo Mundial ; o país disputou apenas a Copa de 2002. Ele comentou em algumas oportunidades sobre a falta de atacantes no futebol chinês e vem tentando solucionar esse problema com o brasileiro de 30 anos, que jogará com o nome ;Aikesen;.

A naturalização de Elkeson é similar ao processo do meia Nico Yennaris, nascido em Londres. Ele até passou a usar o nome chinês Li Ke e estreou pela seleção nacional em junho. Yennaris, no entanto, tem familiares originais da China, ao contrário de Elkeson, do Guangzhou Evergrande, que joga no país desde 2013.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação