Superesportes

O Furacão que derrubou o Gre-Nal

"Imortal" na marca da cal, Athletico-PR vence a sétima decisão por pênaltis consecutiva e frustra o sonho do clássico gaúcho na final do mata-mata nacional. Inter é o adversário na batalha pelo título

postado em 05/09/2019 04:07
Athletico-PR festeja a segunda final do clube na história da Copa do Brasil. Mais uma chance de título inédito






O Athletico-PR usou uma arma mortal para eliminar o Imortal. Nos últimos 18 meses, o Furacão venceu sete decisões por pênaltis. A sétima ontem, na Arena da Baixada. Parecia impossível. O Grêmio desembarcou em Curitiba com vantagem de 2 x 0. Entretanto, sucumbiu diante dos decibéis de uma torcida fanática e de um time que constrói a fama de copeiro. Nikão e Marco Rúben garantiram o placar suficiente no tempo normal. O goleiro Santos saiu de campo herói da noite ao defender a cobrança de Pepê e decretar o triunfo por 5 x 4.

O Furacão não perde decisão por pênaltis desde março do ano passado. Caiu contra o Rio Branco na semifinal do Campeonato Paranaense. De lá para cá, desbancou Ceará, Flamengo e Grêmio na Copa do Brasil; Bahia e Junior Barranquilla na Sul-Americana; Coritiba e Toledo no Campeonato Paranaense. Por sinal, conquistou o título continental e o último estadual nos chutes de 11 metros.

O Rio Grande do Sul esperava pelo Gre-Nal do milênio na final da Copa do Brasil ou na semi da Libertadores. O Athletico-PR barrou o tricolor gaúcho no mata-mata nacional. O Flamengo segurou o colorado na competição internacional. Mais uma prova de força do clube que deixou de ser zebra faz tempo.

O Athletico-PR iniciou o século derrotando o São Caetano na final do Campeonato Brasileiro 2001. Amargou o vice da Libertadores em 2005 contra o São Paulo e da Copa do Brasil no duelo de 2013 com o Flamengo. Faturou a Sul-Americana no ano passado, decidiu a falida Primeira Liga com o Fluminense. ;A gente realmente começa a mudar de patamar, mas tem que dimensionar que é difícil estar onde a gente está. São poucas equipes que têm essa qualidade;, comentou o treinador Tiago Nunes.

Nas comemorações, sobrou até para a filha de Renato Gaúcho. De ;salto alto;, Carol Portaluppi anunciou sorteio de ingressos para a decisão. O Furacão ironizou nas redes sociais. ;Vai precisar dos ingressos pro sorteio?;.

Colorado

Em Porto Alegre, o Intenacional fez valer a vantagem de 1 x 0 da vitória no Mineirão, em Belo Horizonte, e desbancou o atual bicampeão da Copa do Brasil por 3 x 0. Sob nova direção depois da demissão de Mano Menezes na partida de ida, o Cruzeiro nem ameaçou reagir. Paolo Guerrero abriu o placar de cabeça no primeiro tempo, ampliou na etapa final e ainda viu Edenílson marcar um golaço. ;Tinha que valer a pena (a dispensa da seleção peruana);, comemorou Guerrero em entrevista à tevê Globo.

Campeão em 1992, o time gaúcho está na finalíssima da Copa do Brasil pela primeira vez desde 2009, quando perdeu o título para o Corinthians. A decisão contra o Athletico-PR será nas próximas duas quartas-feiras. O sorteio dos mandos de campo será hoje, no Rio, na sede da CBF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação