Superesportes

Movidos pela fé

Fanáticos por Fluminense e Corinthians contam ao Correio por que irão ao Mané Garrincha hoje. Papa tricolor virou personagem para driblar depressão. Devoto do Timão testemunha que nem gostava de futebol

postado em 15/09/2019 04:06
Fanáticos por Fluminense e Corinthians contam ao Correio por que irão ao Mané Garrincha hoje. Papa tricolor virou personagem para driblar depressão. Devoto do Timão testemunha que nem gostava de futebol

De um lado, o Papa João Paulo II, padroeiro do torcedor tricolor. Do outro, São Jorge, patrono da fiel torcida corintiana. As duas figuras religiosas representam as torcidas que irão ao Mané Garrincha para acompanhar o clássico nacional. Fluminense, Corinthians e seus anjos da guarda estarão em campo hoje pela 19; rodada do Brasileirão 2019, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha. O Correio uniu o famoso ;papa tricolor; da capital a um fervoroso devoto do Corinthians para comentarem sobre a situação do clube do coração na Série A.

A visita do Papa João Paulo II ao Brasil inspirou a torcida do Fluminense a entoar uma canção que ainda se faz presente nas arquibancadas. ;A bênção, João de Deus, nosso povo te abraça;, virou tema da final do Campeonato Carioca de 1980. Foi cantada na decisão contra o Vasco, onde o tricolor venceu nos pênaltis por 4 x 1. Além de atrair sorte para o time em campo, o hit mudou a vida de Severino do Ramo Moreira Mendes, 55 anos. O servidor público atravessava uma fase ruim na vida e começou a se apegar à religião e ao clube de coração.

;Sou paraibano e cheguei a Brasília com quatro anos. Esse personagem surgiu em 2004 por conta de uma depressão após a perda dos meus pais. Para superar, uni a minha paixão pelo Fluminense, minha fé católica e o canto da torcida tricolor em homenagem ao papa João Paulo II. Foi um sucesso. A minha saúde e a minha autoestima melhoraram muito;, testemunha o emocionado Severino.

São Jorge, padroeiro do Corinthians, conquistou a Fiel e é um símbolo de fé do bando de loucos. Inclusive, é o nome da sede social do clube paulista: Parque São Jorge, localizado no bairro e na rua São Jorge, 777. O time homenageia o santo em 23 de abril.

O comunicador Mateus Resende Fraga, 24, tinha tudo para não gostar do esporte bretão. Hoje, é um fanático pelo Corinthians. ;Ninguém da minha família gosta de futebol. Meus colegas de escola acompanhavam seus times e eu também queria um clube. Em 2005, comecei a torcer e vi um título. Sou um daqueles casos de ser escolhido pelo time. O Corinthians me escolheu, não tinha nenhum motivo para ser, e hoje largo trabalho, amigos, compromissos para acompanhar o Timão. É Deus, família e Corinthians;, disse o brasiliense.

Mateus sabe da importância de São Jorge na história do Corinthians, mas não tem uma relação tão próxima. ;Sou católico, acredito muito na religião, mas não sou devoto de São Jorge da Capadócia. Porém, em situações de extrema necessidade, a gente apela;, brincou o jovem.

Embalo

Com previsão de 32;C e umidade de 20% na hora da partida, Fluminense e Corinthians chegaram ao DF com prioridades diferentes. Na 17; posição, o tricolor das laranjeiras busca fugir da zona da degola. Vitória simples e uma combinação de resultados pode deixar o Fluminense fora do Z-4 ao fim do primeiro turno.

;Tenho consciência do momento delicado. É preciso uma mudança tática e de posicionamento de alguns jogadores na equipe, além de treinar finalizações para poder ser mais efetivo. Os jogadores precisam de mais atitude, inteligência, vontade e garra para sairmos deste momento difícil;, cobra o papa tricolor.

O Timão não perdeu após a volta da Copa América. Iniciou a rodada em quarto lugar. A sete pontos do líder Flamengo, o alvinegro tem como força a defesa. Cássio, Fágner, Manoel, Gil e Danilo Avelar formam a linha de defesa de Fábio Carille. São apenas 11 gols sofridos em 18 partidas ; melhor defesa do torneio.

;Esse é o terceiro ano que começamos desacreditados. Eu não estava confiante, mas a volta do Carille ajudou. Apesar de estarmos bem na Sul-Americana (semifinal) e no Brasileirão, o time tem muito deficit na maneira de jogar. Ganhamos do Atlético-MG, mas empatamos com o Ceará em casa. Ainda não é hora de poupar;, pensa Mateus Fraga.

Ao contrário do que imagina o torcedor corintiano, o técnico Fábio Carille pode poupar alguns jogadores do setor defensivo no clássico de hoje. O jovem zagueiro Bruno Méndez deve receber uma chance no lugar de Manoel. E Carlos Augusto entra no lugar de Danilo Avelar na lateral esquerda. O Timão entra em campo na próxima quarta pela semifinal da Sul-Americana contra o Independiente Del Valle do Equador.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

;Esse personagem surgiu em 2004 por conta de uma depressão após a perda dos meus pais. Uni a minha paixão pelo Fluminense, minha fé católica e o canto da torcida tricolor em homenagem ao papa João Paulo II;
Severino Mendes, o papa tricolor
Palpite: Fluminense 2 x 1 Corinthians

;Sou católico, acredito muito na religião, mas não sou devoto de São Jorge da Capadócia. Porém, em situações de extrema necessidade, a gente apela;
Mateus Fraga, devoto corintiano
Palpite: Fluminense 1 x 2 Corinthians


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação