postado em 17/09/2019 04:06
O Brasileirão Feminino terá pela primeira vez um time bicampeão. Corinthians e Ferroviária, finalistas desta edição, levantaram a taça em 2018 e 2014, respectivamente, do campeonato nacional criado em 2013. Na atual temporada, o título será decidido em dois jogos. Apesar de datas e horários não terem sido divulgados pela CBF, o mais provável é que a decisão seja disputada nos dois próximos domingos (22/9 e 29/9). Além dos confrontos pela elite feminina, as duas equipes se enfrentam também na semifinal do Campeonato Paulista no meio da semana.
Dono do melhor elenco do Brasil, o Corinthians é apontado como favorito para faturar mais uma taça nacional. Do clube, três atletas foram convocadas para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da França, em junho: a goleira Lelê, a zagueira Érika e a atacante Adriana. No entanto, Érika e Adriana se lesionaram e acabaram cortadas. No retorno do Brasileirão após o Mundial, o clube surpreendeu a torcida ao anunciar a contratação de Tamires, um dos destaques do Brasil no Mundial.
A atacante Millene, artilheira do campeonato, com 19 gols, e a meia-atacante brasiliense Victória Albuquerque, líder em assistências no clube, recentemente foram selecionadas por Pia Sundhage para defender o Brasil no Torneio Internacional. Além disso, no comando técnico da equipe está Arthur Elias, eleito o melhor treinador do Brasileirão de 2018.
O Corinthians venceu 14 dos 15 jogos disputados na primeira fase e se classificou para a fase seguinte na liderança do campeonato, com 42 pontos. A única derrota do clube foi para o Santos, por 2 x 1, na segunda rodada. Nas quartas de final, o Timão enfrentou o São José e avançou sem dificuldades. Venceu o primeiro jogo por 4 x 1 e o segundo, por 1 x 0. Na semifinal, protagonizou a reedição da semifinal de 2018, contra o Flamengo. O alvinegro derrotou o time do Rio nos dois confrontos: 2 x 1 no duelo de ida e 2 x 0, na volta.
A Ferroviária se classificou apenas em sétimo lugar, com 23 pontos, pegando a penúltima vaga para a fase mata-mata. Depois, porém, a equipe comandada por Tatiele Silveira cresceu. A Locomotiva protagonizou a zebra das quartas de final, ao passar pelo favorito Santos. Contra as Sereias da Vila, as Guerreiras Grenás perderam o primeiro jogo por 2 x 1 e levaram a decisão no segundo jogo para os pênaltis, vencendo por 3 x 1. Também nas penalidades máximas, o time passou pelo Kindermann na semifinal: após dois empates em 1 x 1, triunfou nas cobranças diretas por 4 x 2.
19 gols
Marca da atacante corintiana Milene, artilheira do campeonato
;Será um clássico. Elas têm uma treinadora boa e conseguiram se firmar durante o campeonato. Em final, pode acontecer de tudo;
Victória Albuquerque, meia-atacante do Corinthians