Superesportes

Gincana recolhe 1,9 tonelada de lixo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/09/2019 04:06
Um micro-ondas foi considerado o lixo mais inusitado recolhido ontem
Quase duas toneladas (1.954.430) de lixo foram recolhidas na 1; Regata Ecológica Naval no Lago Paranoá, realizada pela Marinha do DF, ontem. Entre os achados estavam um sofá, um micro-ondas, uma câmera fotográfica e até um carrinho de mão. A iniciativa, do 7; Distrito Naval, integrou as ações de conscientização do Dia Mundial da Limpeza. Cerca de 200 participantes competiram nas categorias de maior carga de lixo recolhida e lixo mais inusitado encontrado.

A gincana reuniu 15 equipes de embarcações motorizadas e não motorizadas que fizeram coletas na superfície, no fundo e nas margens do lago. Entre os participantes estavam grupos do Ministério do Meio Ambiente, da Polícia Militar (PMDF), do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Alunos do Colégio Militar de Brasília e do Projeto Força no Esporte também marcaram presença. Outros 12 times de organizações militares da Marinha sediadas em Brasília disputaram separadamente, coletando entulho nas prainhas do lago.

;Esse evento ocorre para alertar a sociedade brasiliense para cuidar do nosso lago, que é considerado o mar de Brasília;, explicou o vice-almirante Wladmilson Borges, comandante do 7; Distrito, responsável por DF, Goiás e Tocantins. Ele lembrou que contribuir com a prevenção da poluição hídrica é uma das missões da autoridade marítima brasileira.

A atividade durou mais de três horas. ;A largada das embarcações foi no Clube Naval e, depois, elas puderam circular livres pelo lago. Cada um foi onde achava que tinha lixo e voltava para o Clube da Marinha;, destacou Paulo Marcelo Loer, capitão dos Portos de Brasília. ;Também tivemos 120 militares da Marinha fazendo coleta terrestre, distribuídos nas nove praias do lago.; A ideia da corporação é tornar a iniciativa um evento anual.

No total, foram 15 premiações, entre primeiro, segundo e terceiro lugares. O tenente Higlenio Márcio, 38, foi um dos ganhadores. Ele integrou a equipe da Diretoria do Pessoal Civil da Marinha do DF, premiada em primeiro lugar por encontrar o lixo mais inusitado do dia: um micro-ondas.

O evento contou com o apoio da organização internacional Oceana e da Poupex. Ações semelhantes foram promovidas pela Marinha em várias cidades no país, como Manaus, Ladário (MS), Belém, Natal, Rio Grande (RS), Salvador e Santos (SP).


Conscientização

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma iniciativa internacional que ocorre desde 2008. Anualmente, um dia específico de setembro é escolhido para promover a limpeza e a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos sólidos.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação