postado em 26/09/2019 04:16
O Estádio Bezerrão, no Gama, voltará a escrever capítulos internacionais na história. Daqui a exatos 30 dias, a arena será palco do jogo de abertura da Copa do Mundo Sub-17, entre Brasil e Canadá, em 26 de outubro. Apesar de as seleções serem representadas por adolescentes, entre os convocados brasileiros há jovens talentos que atuam no futebol profissional ; o que provoca a resistência de clubes para não liberá-los à competição, que também passará por Goiânia e Espírito Santo, até 27 de novembro. São os casos de Reinier, do Flamengo, e Talles Magno, do Vasco.
A articulação dos times nacionais, no entanto, desagrada os cartolas da CBF e também o torcedor do Fluminense Karim Abdel, proprietário de uma loja esportiva no Shopping do Gama, que fica próximo do estádio. Apesar de abraçar um time carioca rival, a veia empreendedora não o deixa torcer contra o clube rubro-negro. ;Eu brinco que sou flamenguista pela loja, porque, quando o time ganha, vendemos muito mais;, reconhece, aos risos. Diante da possibilidade de ter um representante flamenguista e brasiliense em campo, a torcida é para que Reinier vista a camisa da Seleção Brasileira e, consequentemente, estimule as vendas.
O empresário conta que a procura por informações de ingressos começou e que a expectativa é de que as vendas aumentem uma semana antes da Copa. ;Apesar de ser sub-17, é Mundial;, ressalta o comerciante, que está há 22 anos no local. Ele tem viva na memória a lembrança o agito que foi na cidade quando o Bezerrão recebeu o amistoso entre Brasil e Portugal, em 2008, na reinauguração da arena fundada em 1977. ;O jogo teve Cristiano Ronaldo, que não fez nada, e goleada do Brasil por 6 x 2. Movimentou muito toda a redondeza do estádio;, recorda.
Em 1997, o Brasil foi campeão mundial sub-17 pela primeira vez. Além de Ronaldinho Gaúcho, que foi o destaque da competição, o elenco brasileiro tinha no ataque Anaílson, que marcou presença no Bezerrão ontem para fazer uma foto simbólica para a competição. Ele se firmou no futebol profissional após a campanha vitoriosa com a equipe de base verde-amarela. ;Esse título marcou muito a minha carreira, assim como dos jogadores que participaram daquele grupo. Colocou-me numa vitrine nacional e internacional, que me fez receber proposta de vários times;, conta.
Além da medalha e das histórias por trás do título que Anaílson faz questão de contar para os filhos, os 18 atletas que levantaram a taça de campeão há 22 anos mantêm os vínculos vivos por meio de um grupo de WhatsApp. ;Fizemos muita amizade naquele grupo, mas depois a gente só se encontrava quando um enfrentava o outro;, conta.
Segundo Anaílson, foi o meio campo Adiel que pegou o contato de cada um para criar o grupo chamado de Campeão Mundial Sub-17. ;Tem o elenco completo, só não a comissão técnica. Tem hora que a gente ainda lembra de alguma coisa de viagem e de jogo. Há muita zoação;, conta. O próximo reencontro pessoal promete ser com um jogo no fim do ano, em São Paulo. ;É para falar do que a gente fez no passado, mas se atualizar também, mostrar a família, os filhos e como a vida está seguindo;, finaliza, saudoso.
De cara nova
Desde então, o Brasil ganhou outras duas edições do torneio sub-17, em 1999 e 2003. A 30 dias do primeiro torneio sediado no país, o Bezerrão ganhará um retoque no visual por conta da Fifa. Ontem, o estádio estava sem as grades, que serão trocadas por novas, assim como ocorrerá com a iluminação e com o gramado. As arquibancadas também passarão por melhorias. Atleta de Brasília, o zagueiro pentacampeão Lúcio é um dos representantes do torneio e ressaltou a visibilidade que a cidade ganhará.
Lúcio não chegou a atuar pelas categorias de base da Seleção Brasileira, mas defende que as oportunidades como a do Mundial sub-17 contam muito no currículo do atleta até a convocação para a equipe principal. ;Qualquer jogador que tem o sonho de servir o país, a preferência tem de ser a Seleção. Entendemos o lado do clube, sabemos que são jogadores de suma importância para o time, mas não se trata de uma transferência, mas de cedê-los por algum momento;, opina.
PROGRAME-SE
Mundial Sub-17
1; rodada ; 26/10
17h Brasil x Canadá
20h Nova Zelândia x Angola
Local: Estádio Bezerrão
Ingressos: www.fifa.com/tickets