postado em 28/09/2019 04:12

A temporada 2019 é marcada pela chegada de laterais renomados a times brasileiros. Adversários na abertura da 22; rodada da Série A, Flamengo e São Paulo apostaram na contratação de especialistas da posição na última janela de transferências com uma coincidência: todos atuavam no futebol europeu.
O duelo de hoje, às 19h, no Maracanã, coloca frente a frente Filipe Luís (ex-Atlético de Madrid), Rafinha (ex-Bayern de Munique), Daniel Alves (ex-PSG), e Juanfran (ex-Atlético de Marid). Seguro defensivamente, com qualidade de passe e capacidade de quebrar as linhas de marcação, o rubro negro Filipe Luís é o lateral com o melhor desempenho no processo de readaptação ao futebol brasileiro.
O Flamengo vive lua de mel com seus torcedores. É líder isolado do Brasileirão, bateu a marca de 100 gols marcados em 52 partidas no ano e nos últimos 10 jogos conquistou nove vitórias e um empate.
Os comandados de Jorge Jesus estão na semifinal da Libertadores e enfrentarão o Grêmio na próxima quarta-feira, em Porto Alegre. O técnico português afirmou que não poupará atletas na partida contra o tricolor paulista e colocará ;quem tiver a disposição para jogar;;.
A fase do São Paulo é ruim. Após a derrota para o Goiás e com apenas 47% de aproveitamento, Cuca pediu demissão. Pouco depois, foi a vez de Vagner Mancini pedir dispensa da coordenação técnica. Porém, com a chegada de Fernando Diniz, ex-Fluminense, há promessa de ânimo renovado e dias melhores no clube.
Em sexto lugar, o tricolor paulista investiu no elenco para a temporada e espera resultados. O ex-técnico do Fluminense assumiu o time e mudou o sistema tático do 4-2-3-1 para 4-1-4-1. Diniz deve colocar a formação em prática na partida contra o Flamengo. Além disso, o novo treinador teve uma conversa particular com Daniel Alves e Hernanes, principais atletas do elenco. O capitão da Seleção Brasileira deve voltar a atuar na lateral direita.
*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Filipe Luís
A contratação de Filipe Luís pelo Flamengo foi um dos melhores negócios da última janela de transferências na temporada no futebol brasileiro. Com carreira consolidada na Europa, o jogador catarinense, que surgiu no Figueirense, disputou 13 temporadas no futebol espanhol, entre Real Madrid, Deportivo La Coruña e Atlético de Madrid ; onde mais se destacou. Jogou também uma temporada no futebol inglês com a camisa do Chelsea. Na prateleira de troféus, soma um título inglês, um espanhol, duas Copas do Rei, dois da Europa League e mais dois títulos pela Seleção Brasileira ; a Copa das Confederações 2013 e a Copa América 2019.
As 44 convocações para vestir a amarelinha durante a carreira evidenciavam o impacto que o lateral causaria no retorno ao Brasil. Depois da péssima estreia na derrota por 3 x 0 para o Bahia, Filipe Luís soma oito vitórias e um empate com a camisa rubro-negra.
Ainda que o jogador não tenha contribuído com gols, o jogador chama a atenção pela rápida leitura de jogo e a facilidade para quebrar as linhas de marcação com passes pelo meio, saindo da característica natural de ir ao fundo para tentar o cruzamento. O posicionamento defensivo também é destaque. O lateral tem média de 3,3 desarmes por partida. A experiência e qualidade com e sem a bola nos pés credenciam Filipe Luís a fazer parte do prêmio Bola de Prata, que elege a seleção do Campeonato Brasileiro.
Rafinha
Revelado nas categorias de base do Coritiba, Márcio Rafael Ferreira de Souza ; o Rafinha ; se transferiu para a Alemanha, em 2005, para defender o Hoffenheim, onde jogou por cinco temporadas. Depois de uma temporada no Genoa, da Itália, voltou para a Alemanha, mas para o Bayern Munique, clube que defendeu até o ano passado.
Com sete títulos alemães, uma Liga dos Campeões da Europa e um Mundial de Clubes no currículo, o lateral direito chegou ao Flamengo com status de craque, ainda que não tivesse muito espaço na titularidade do Gigante da Baviera. No entanto, com a ausência de um bom nome na posição desde a saída do ídolo Leonardo Moura caiu nas graças da torcida após boas atuações e comprometimento dentro de campo.
Desde que chegou ao Flamengo, Rafinha soma 15 partidas disputadas, sendo 11 vitórias, dois empates e duas derrotas. O jogador soma quatro assistências pelo Flamengo, cinco a menos do que em sua melhor temporada como ;garçom; na Europa, em 2013/14, quando disputou 46 partidas. Com 2.5 desarmes por jogo, Rafinha caiu nas graças da torcida rubro-negra por sua raça e entrega, como um torcedor dentro de campo. É destaque na posição no Brasil.
Dani Alves
Dani Alves é exemplo para muitos jovens que querem seguir carreira na lateral direita. Jogador de futebol que mais conquistou títulos na carreira, 40, Daniel viveu seu melhor momento nas oito temporadas pelo Barcelona. Ao lado de Messi, Iniesta e companhia, foi tricampeão da Champions League e hexacampeão do Campeonato Espanhol.
A contratação feita pelo São Paulo agitou o Brasil e o mundo. O brasileiro recusou propostas da Juventus e do Barcelona para voltar ao Brasileirão. Dani foi formado nas categorias de base do Bahia, onde venceu duas Copas do Nordeste. A chegada ao Brasil foi dada para alguns como a maior contratação da história do futebol brasileiro.
Desde que chegou, Dani é titular absoluto, camisa 10 e capitão do São Paulo. Logo na estreia, para mais de 47 mil torcedores, marcou o primeiro gol pelo tricolor ; na vitória sobre o Ceará por 1 x 0.
Atuando como meio campista pela direita, Dani é o responsável por criar as tramas ofensivas do time do Morumbi. Segundo notícias dos bastidores do clube, é um dos que pediram a contratação de Fernando Diniz. Com a chegada do novo treinador, não se sabe onde o craque irá jogar. Fernando Diniz conversou com ele no único treinamento realizado para a partida e a tendência é que ele atue na posição de origem.
Ao todo, foram sete partidas, jogando os 90 minutos sob o comando de Cuca. Jogando como meio campista, acertou 79% dos passes, 1,6 desarme por partida, 74% de dribles bem sucedidos ganhou 46% das divididas.
Juanfran
Outro ídolo do Atlético de Madrid desembarcou no Brasileirão em 2019. Assim como Filipe Luís, o contrato do espanhol Juanfran chegou ao fim em junho deste ano e o clube colchonero não quis renovar. As oito temporadas como dono da lateral direita do Atlético de Madrid credenciaram Juanfran como um dos melhores do mundo na posição.
Pela seleção espanhola, foi campeão na Eurocopa em 2012 e disputou a Copa do Mundo do Brasil em 2014. Pelo Atlético, conquistou o Campeonato Espanhol na temporada 2013/14, ergueu o troféu da Liga Europa em 2017/18 e foi por duas vezes vice campeão da Liga dos Campeões nas versões de 2013/14 e 2015/16.
No começo de agosto, o lateral de 34 anos foi anunciado como reforço do São Paulo. Após poucos treinos, entrou no time titular do ex-treinador Cuca. Juanfran não tem mais destaque pelo seu vigor físico, mas compensa com muita experiência e posicionamento dentro das quatro linhas. Foram apenas seis partidas com a camisa 20 do São Paulo ; todas pelo Campeonato Brasileiro. A marcação é o ponto forte do lateral de 1,80m. Ele tem média de 2.2 desarmes por jogo, venceu 48% das divididas e não tomou nenhum cartão neste Brasileirão.