Superesportes

Mudança na Série D beneficia agenda de Gama e Brasiliense

postado em 04/10/2019 04:14



Representantes do Distrito Federal na Série D do Brasileirão 2020, o atual campeão candango Gama e o vice, Brasiliense, tiveram uma boa notícia ontem. A CBF mudou o calendário da quarta divisão. Em vez de começar em agosto, o torneio terá início em maio e passa de 16 para 26 datas.

O formato da fase de grupos também mudou. Haverá uma etapa preliminar com oito clubes. Ainda não há detalhamento sobre a Pré-Série D. Depois disso, a competição contará com 64 clubes ; não mais 68 ; divididos em oito chaves com oito clubes cada. Os quatro melhores avançarão ao mata-mata que apontará quatro times à Série C de 2021. A Série D larga em 3 de maio e acabará em 22 de novembro.

Há outras novidades no calendário do ano que vem. A principal mudança é que as competições serão interrompidas nos cinco períodos em que haverá datas Fifa, o que inclui a reta final dos Estaduais e do Brasileirão.

As datas Fifa acontecem nos meses de março, junho, setembro, outubro e novembro, sempre com rodadas duplas. À exceção de junho, que tradicionalmente é reservado para amistosos de seleções, as outras quatro serão ocupadas pelas Eliminatórias para Copa do Catar-2022. Nesses períodos, não haverá rodada no calendário dos clubes.

O Brasileirão só não vai parar durante a disputa da Copa América na Argentina e na Colômbia. A CBF alega que o torneio foi anunciado depois da confecção final do calendário.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação