postado em 07/10/2019 04:14
A 23; volta da corrida pelo título do Campeonato Brasileiro terminou ontem com os ;professores; fazendo chamada para saber com quais ;alunos; poderão contar na semana letiva afetada pela data Fifa e pelo velho calendário da CBF. As seleções principal, pré-olímpica e sub-17 fizeram o ;rapa; em 11 dos 20 clubes da Série A para amistosos. Enquanto isso, os times sofrerão com perdas importantes em um momento crucial da temporada.Sem Gabigol, Rodrigo Caio (convocados), Arrascaeta e Filipe Luís (lesionados), o líder Flamengo, que ontem venceu a Chapecoense por 1 x 0 (leia página 15), será um dos times mais desfalcados. O Palmeiras, adversário direto pelo título contra o rubro-negro, só perderá o goleiro Weverton, também convocado por Tite.
A Seleção Brasileira principal jogará nos dias 10 e 13 de outubro contra a Nigéria e Senegal, respectivamente. Além do risco de lesões, os jogadores ficarão exaustos devido ao fuso-horário (+11h), pela longa viagem e a qualidade do espetáculo para voltarem em bom nível ao Brasileirão.
Serão mais de 12 horas de viagem na ida e mais meio dia para retornar ao Brasil. Além de enfrentar duas seleções africanas conhecidas pela força física, os jogadores podem ir para o outro lado do mundo e nem entrar em campo. Aconteceu com o lateral Jorge na data Fifa de setembro. Ele não enfrentou a Colômbia nem o Peru.
Em ascensão no Brasileiro e focado no duelo de volta da semifinal da Libertadores contra o Flamengo, o Grêmio perderá Everton, o cebolinha, e o meia Matheus Henrique. Os jovens foram convocados por Tite e ficarão de fora de duas partidas importantes para o time de Renato Gaúcho.
Sem vencer na última data Fifa, os comandados de Tite empataram com a Colômbia e foram derrotados pelo Peru. As condições de jogo e o gramado de futebol americano foram muito criticados. Em busca de uma renovação no elenco, Tite convocou sete jogadores vinculados a clubes brasileiros. Outros desfalques confirmados são jogadores convocados para as seleções de base ; sub-23 e sub-17.
A Seleção sub-23, que disputará, em janeiro, o Pré-Olímpico para os Jogos de Tóquio-2020, usará oito jogadores da Série A. Um dos times prejudicados é o Fluminense. O tricolor carioca briga contra a zona da degola desde o início do campeonato e perderá dois dos seus principais jogadores na temporada.
Allan e Caio Henrique estarão no elenco para os dois amistosos, no Recife, contra a Venezuela (10 de outubro) e o Japão (14 de outubro).
Em reta final de treinos para o Mundial Sub-17 no Brasil, de 26 de outubro a 17 de novembro, a seleção sub-17 convocou Talles Magno (Vasco) e Reinier (Flamengo). Os clubes cariocas negociaram com a CBF para ter os jogadores nas duas próximas rodadas (24; e 25;). No entanto, os jovens podem ficar fora por até oito rodadas, caso o Brasil chegue até a final do principal torneio da categoria, que será disputado em Brasília (Bezerrão), Goiânia e Vitória.