Superesportes

Lenda francesa é a atração de hoje

postado em 08/10/2019 04:15
O tcheco Lukás Krpalek (E) é cotado para tirar a invencibilidade do francês Teddy Riner


São 148 lutas consecutivas e mais de nove anos de invencibilidade nos tatames. A última derrota de Teddy Riner foi em 13 de setembro de 2010, e a cada evento de que participa ; e ganha ; o judoca francês aumenta a aura de imbatível. Hoje, ele será novamente colocado à prova no Grand Slam de Brasília.

Logo de cara, Riner terá pela frente o japonês Kageura Kokoro, em duelo válido pela segunda rodada. O confronto complicado na estreia se deve ao fato de que o judoca francês esteve ausente nas competições no ano passado e em boa parte de 2019. Isso fez com que ele ficasse ;solto; no ranking e, sem ser cabeça de chave, pega adversários mais fortes.

Depois do ouro olímpico nos Jogos do Rio, em 2016, e de ganhar mais um Campeonato Mundial em 2017 (o 10; no currículo), Riner optou por tirar um período sabático para deixar o corpo descansar. Não competiu em 2018 e retornou aos tatames somente no Grand Prix de Montreal, em julho. Na ocasião, ganhou o torneio, mas viu que não terá a mesma facilidade de antes para derrubar os oponentes.

;Eu ganhei meu primeiro título mundial muito cedo, tinha apenas 18 anos. Desde então, eu entendi que não tem necessidade de competir em todos os lugares e que quanto mais você cresce, mais precisa escolher as lutas. É importante estar bem para competir nos grandes torneios, por isso tenho muitos títulos mundiais e dois ouros olímpicos;, disse.

Riner lembra que, toda vez que vai para uma luta, tem em mente que pode ser derrotado. É essa seriedade e o enorme talento que fazem com que tenha uma hegemonia tão grande na categoria dos pesos pesados. Do outro lado, os rivais treinam para um dia tentar superá-lo. Esse desafio mútuo atrai ainda mais os holofotes para esses gigantes dos tatames.

Aos 30 anos, o atleta nascido em Guadalupe, departamento ultramarino da França, fechou contrato de cinco anos com o Paris Saint-Germain em 2017. Ele também é garoto-propaganda da Under Armour e é um dos destaques da marca esportiva que patrocina estrelas como Anthony Joshua (boxe), Michael Phelps (natação), Stephen Curry (basquete) e Tom Brady (futebol americano), entre outras.

Com 2,04m de altura e pesando 135kg, Riner disputará o primeiro Grand Slam desde 2013. O judoca tem um carinho especial pelo Brasil, pois foi campeão mundial no Rio, em 2013, e ganhou o ouro olímpico três anos depois. Além disso, aproveitou para ir à praia quando esteve no país e adora futebol, uma das paixões que cultiva.

Na competição em Brasília, ele vai em busca de pontos para o ranking olímpico, a fim de chegar nos Jogos de Tóquio, em 2020, bem posicionado para ser cabeça de chave. Entre os principais adversários está o tcheco Lukás Krpalek. Os dois se encontraram na semifinal em Montreal e Riner venceu no golden score.

Krpalek era da categoria de baixo (até 100kg) e nela foi campeão olímpico e mundial. Decidiu subir para o peso de cima (acima de 100kg) e acabou sendo campeão mundial neste ano.


Programe-se
Grand Slam de Brasília
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Sul
Quando: até hoje
Horário: a partir de 10h (preliminares)
e 16h (disputas de medalhas)




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação