Superesportes

Guia do NBB 2019/20

Nova temporada começa hoje, com duelo entre favoritos ao título: Minas e Flamengo, às 12h45. Campeonato chega à 12ª edição com 16 times participantes. Brasília estreia na quarta-feira, contra o Botafogo

postado em 12/10/2019 04:17
Nova temporada começa hoje, com duelo entre favoritos ao título: Minas e Flamengo, às 12h45. Campeonato chega à 12ª edição com 16 times participantes. Brasília estreia na quarta-feira, contra o Botafogo


5 motivos para curtir o torneio

Transmissão de 100% dos jogos

; Beira o impossível não acompanhar o NBB nesta temporada. O campeonato terá a transmissão ao vivo de todas as partidas, em seis diferentes plataformas. Band, ESPN, Fox Sports, Facebook, Twitter e DAZN se revezarão na cobertura do torneio.

Brasília representada
; Tetracampeão nacional e um dos grandes polos do basquete do país, Brasília estará, mais uma vez, disputando o NBB. O time perdeu o principal jogador, passou por mudança de técnico e disputa a competição como azarão. Ainda assim, é a equipe a ser apoiada.

Times de camisa

; Os clubes de maiores torcidas do Brasil ; Flamengo, Corinthians e São Paulo ; pela primeira vez terão, ao mesmo tempo, equipes de basquete no NBB. O Botafogo completa a lista de grandes agremiações que disputarão a competição.

Craques da Seleção

; Dos 15 jogadores convocados para representar o Brasil no Mundial da Fiba, disputado entre agosto e setembro, sete disputarão o NBB. Além disso, Alex e Leandrinho tiveram passagens pela NBA, maior liga de basquete do mundo. Varejão é outro que pode pintar na competição.

Modernização

; Pela primeira vez, todos os jogos terão instant replay, uma espécie de VAR, que auxilia os árbitros na marcação de infrações. No ano passado, a tecnologia foi utilizada apenas na fase final.


Franca

Atual vice-campeão do NBB, manteve a base da temporada passada e segue como um dos favoritos ao título. Mas algumas perdas foram sentidas. André Goes e Alexey foram para o rival Mogi das Cruzes, enquanto o ala Didi foi draftado na NBA pelo New Orleans Pelicans e emprestado ao Sydney Kings, da Austrália. O armador uruguaio Luciano Parodi é um bom reforço.
Titulares: Parodi, Jimmy David Jackson, Lucas Dias e Hettsheimer. Técnico: Hélio Rubens

Corinthians

O time corintiano chegou às quartas de final do último NBB e manteve uma base forte para ir ainda mais longe nesta temporada. Finalista do Campeonato Paulista com Franca, o Corinthians fez uma das melhores janelas de transferências. O alvinegro acertou a chegada de Nesbitt (ex-Flamengo), Johnson, Robinson, Arthur Pecos, Felipe Vezaro e Wesley.
Titulares: Fischer, Fuller, Robinson, Nesbitt e Johnson. Técnico: Bruno Savignani

Unifacisa

O atual campeão da Liga Ouro, torneio de acesso ao NBB, se reforçou para buscar uma vaga entre os 12 dos playoffs. O time da Paraíba recebe o Rio Claro, hoje, às 16h. O elenco não conta com grandes estrelas, mas Gemerson e Vitinho (ex-Vasco) podem ser os destaques. Outros dois talentos, os estrangeiros Spencer e Miller chegam para dar consistência ao elenco do clube.
Titulares: Barnes, Spencer, Miller, Gemerson e Douglas Nunes. Técnico: Felipe Santana (Filé)

Mogi

Reformulação. Essa é a palavra de ordem em Mogi das Cruzes. As despedidas de Shamell, Arthur Pecos, Gui Deodato e JP Batista alteraram muito o elenco do clube paulista. A contratação de Alexey, um jovem armador vindo de Franca, foi a principal novidade para a temporada. Também chegaram Danilo Fuzaro, Paranhos e André Goes.
Titulares: Alexey, Danilo Fuzaro, André Góes, Gruber e Paranhos. Técnico: Guerrinha

Flamengo

É o time a ser batido no campeonato. O atual campeão da liga tem reforços pontuais e segue sob o comando de Gustavo Conte, o Gustavinho. Davi, Varejão e Nesbitt se despediram. Leron Block e Zach Graham foram contratados. O último teve a segunda maior média de pontos da temporada passada (19,12). O ala norte-americano, que brilhou no Universo/Brasília, chegou com vaga no quinteto titular.
Titulares: Balbi, Graham, Marquinhos, Leron e Olivinha. Técnico: Gustavo Conte

Rio Claro

Um dos melhores quintetos iniciais da liga. O time do treinador Fernando Penna estreia hoje no NBB contra a Unifacisa. Os grandes nomes contratados foram Ansaloni, Sahdi, Pedro, Enzo Ruiz, Gerson, Lucão e Jefferson Campos. A cidade de Rio Claro está empolgada para o desafio e uma vaga nos playoffs deve estar no caminho da equipe.
Titulares: Sahdi, Korie, Baxley, Ansaloni e Pastor.
Técnico: George Rodrigues

Pinheiros

Poucas mudanças. A manutenção de um elenco forte e da comissão técnica pela quinta temporada seguida credencia o Pinheiros para a busca do título. O ala Danilo Sena, que atuou pelo Cerrado Basquete, na Liga Ouro, retorna ao grupo e será importante na rotação do time. O pivô Caio Torres também integra a equipe.
Titulares: Dawkins, Bennett, Betinho, Toledo e Caio Torres. Técnico: César Guidetti

Basquete Cearense

O time sofreu com a janela de transferências e perdeu muitas peças importantes. Cobb, Paulinho e Kurtz deixaram o Ceará. Brite, Felipe Ribeiro, Rashaun e Sualisson permanecem no clube. Cauê (ex-Bauru), Mathias e Marcão foram as contratações pontuais da equipe. Uma vaga nos playoffs é o objetivo do time.
Titulares: Brite, Cauê, Rashaun, Felipe e Marcão.
Técnico: José Lucas de Castro

Minas

Eliminado nas oitavas de final na última temporada, o Minas se reformulou e é um dos candidatos ao título. A equipe manteve apenas Leandrinho, campeão da NBA pelo Golden State. Chegaram Alex Garcia, Tyroni, Gui Deodato, Davi Rosseto, Cobb, Shilton e o norte-americano Devon Scott. Além deles, Varejão pode reforçar o elenco.
Titulares: Davi, Leandrinho, Alex, Tyrone e Shilton. Técnico: Leonardo Costa

Universo/Brasília
Após perder o patrocínio da Caixa, o apoio do BRB possibilitou a manutenção da franquia. No entanto, o novo orçamento não foi suficiente para segurar o pivô Windi Graterol e o ala Zach Graham. Para piorar a situação, o técnico André Germano deixou comando do time a nove dias do início do campeonato. Ricardo Oliveira foi efetivado como treinador.
Titulares: Nezinho, Arthur, Pedro Mendonça (Gui Santos), Rafa Moreira e Ronald. Técnico: Ricardo Oliveira

Botafogo

Após um bom resultado na temporada passada, quando foi eliminado nas semifinais pelo Flamengo (3 x 2), a Estrela Solitária pode surpreender ainda mais no NBB 12. Léo Figueiró, eleito o melhor técnico da última edição do torneio, continua no time. Para reforçar o clube, chegaram Boracini, Lucas Mariano,
Wesley Senna e Du Sommer.
Titulares: Jamaal, Coelho (Boracini), Cauê, Arthur e Lucão Técnico: Leonardo Figueiró

Paulistano

Campeão do NBB há dois anos, o Paulistano foi abaixo do esperado na temporada passada e acabou eliminado nas oitavas de final. Para esta edição do campeonato, a equipe liberou Léo Meindl e Roquemore e trouxe reforços pontuais como o armador Felipe Ruivo, o ala Coleman e o pivô Maique. O time paulista brigará por uma vaga nos playoffs.
Titulares: Yago, Solano, Coleman, Victão e Hubner. Técnico: Régis Marrelli

São José
É outra equipe que retornou à elite do basquete na temporada passada e passou por problemas financeiros. Para esta edição, o time do Ginásio Lineu de Moura herdou jogadores do finado Vasco da Gama: Duda Machado, Lupa e Rafael. O argentino Augustin Ambrosino também vai reforçar o clube. O São José vai em busca de uma vaga nos playoffs.
Titulares: Figueredo, Duda Machado, Mariani, Ambrosino e Lupa. Técnico: Paulo César

Bauru

Apesar da saída de Alex Garcia e da recente lesão de Larry Taylor, que vai tirar o armador do primeiro turno da competição, o Bauru chega forte e pode surpreender. O Dragão reforçou o elenco com Wiggins, o argentino Faggiano, Crescenzi e Renato Carbonari. Durante a pré-temporada, o clube venceu o torneio de Interligas.
Titulares: Faggiano, Crescenzi, Wiggins, Massey e Renato. Técnico: Demétrius

São Paulo

Vice-campeão da Liga Ouro deste ano, o São Paulo garantiu a vaga para participar do NBB pela primeira vez. O tricolor remontou o elenco, contratando Shamell, Murilo Becker, Léo Meindl, Jefferson Willian, Douglas Kurtz, Renan Lenze, Cassiano, Mamedes e Holloway. Um time com tantos destaques individuais é uma das promessas para surpreender.
Titulares: Georginho, Léo Meindl, Shamell, Jefferson e Renan Lenz. Técnico: Claudio Mortari

Pato Basquete

É estreante no NBB. Apesar de ter ficado na vice-lanterna da Liga Ouro de 2019, a equipe de Santa Catarina conseguiu um aporte financeiro para entrar na disputa da elite nacional. O armador Gegê ; líder de assistências no último NBB ; e Paulo Lourenço, são alguns dos destaques do time. O único representante da região Sul deverá brigar por uma vaga nos playoffs.
Titulares: Gegê, Paulo, Smith, Funches e Coimbra. Técnico: Dedé Barbosa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação