Superesportes

Brasileiro voa para a glória

Arthur Nory brilha na barra fixa e se sagra campeão mundial. Norte-americana Simone Biles estabelece novo recorde

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/10/2019 04:15
Com  a conquista, Arthur Nory se credencia entre os favoritos para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020



Se era destaque do Brasil na ginástica artística por ser medalhista olímpico, Arthur Nory agora pode encher o peito e gritar: ;Sou campeão do mundo;. Ontem, o paulista de Campinas conquistou o ouro na barra fixa do Mundial da modalidade, disputado em Stuttgart, na Alemanha.

Com uma apresentação quase perfeita, o atleta de 26 anos aterrissou com uma expressão de extrema felicidade pelo próprio desempenho, que acabou lhe rendendo a nota de 14,900 pontos e o lugar mais alto no pódio na última competição do evento, iniciado em 4 de outubro. O croata Tin Srbic (14,666) e o russo Artur Dalaloyan (14,533) completaram o pódio.

;Treinei a semana inteira essa série. Era o quinto a me apresentar e os melhores estavam na minha frente. Olhei para o Cristiano (Albino, técnico) e ele disse que a decisão de qual série fazer era minha, mas que me apoiava 100%. Decidi fazer aquela série da forma mais perfeita possível;, disse Nory.

Com o primeiro ouro em mundiais na carreira, Nory engorda o currículo, que contava com uma medalha de bronze conquistada no solo na Olimpíada do Rio-2016, credenciando-se de vez como um dos favoritos na disputa da barra fixa para os Jogos de Tóquio-2020.

A vitória em Stuttgart pode representar uma virada na trajetória do atleta, que havia sido superado pelo compatriota Chico Barreto nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em julho deste ano. Antes, em maio, teve diagnosticado um problema crônico no joelho, o que fez com que modificasse a rotina de treinamentos.

O atleta se junta a Daiane dos Santos, Arthur Zanetti e Diego Hypolito no rol dos brasileiros campeões do mundo.

Suprema

A norte-americana Simone Biles quebrou o recorde de número de medalhas de todos os tempos obtido por qualquer ginasta em um Mundial de Ginástica Artística. Ela garantiu mais dois ouros ontem: um no solo e outro na trave.

Com mais essas duas láureas, Biles soma 25 medalhas na competição. A melhor marca anterior era do ginasta bielo-russo Vitaly Scherbo, com 23 conquistas. Ela havia conquistado o ouro por equipes na última terça-feira; no individual geral, na quinta-feira, e no salto no sábado. Das 25 medalhas, 19 são ouro, contra 12 de Scherbo.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação