O Corinthians está há cinco jogos sem vitórias e encara o Santos, hoje, às 17h, para evitar um recorde negativo sob o comando de Fábio Carille. Desde que ele assumiu, o time nunca acumulou seis tropeços seguidos. Do outro lado, a equipe de Jorge Sampaoli tem um tabu para superar: há quatro anos não consegue bater o rival na arena de Itaquera.
O meia Mateus Vital vê o clássico como ótima oportunidade para espantar a má fase. ;Vencendo essa partida, dá confiança a mais. Vejo pelo lado bom. Um clássico para ganhar confiança e conseguir o resultado para o decorrer do campeonato;, comentou.
O jogador ainda não estava no Corinthians quando o time amargou a outra sequência negativa. Aconteceu meses depois de Carille ter sido efetivado como técnico. Em março de 2017, foram quatro empates e uma derrota entre jogos do Paulistão e da Copa do Brasil. Agora o momento é pior, com três derrotas e dois empates
A vitória também amenizaria a pressão em cima de Carille. Após a derrota para o Cruzeiro por 2 x 1 na última rodada, o diretor de futebol do clube, Duílio Monteiro Alves, apareceu na entrevista coletiva para garantir a permanência do treinador até o final da temporada.
O volante Junior Urso saiu em defesa do técnico. ;Seria injusto demitir Carille em 2020. É um trabalho bom, que já rendeu frutos. No futebol, a memória é muito curta;, afirmou. O jogador volta ao time após se recuperar de problema muscular. Coincidentemente, ele ficou de fora da equipe nas últimas cinco partidas.
O Santos, desde a inauguração da Arena Corinthians, em 2014, visitou o rival por 11 vezes. Em apenas uma delas, em agosto de 2015, os santistas levaram a melhor. Naquela ocasião, com gols de Ricardo Oliveira e Gabriel, hoje artilheiro do Brasileirão pelo Flamengo, venceram por 2 x 1, eliminaram os anfitriões da Copa do Brasil e avançaram às quartas de final da competição. Depois disso, foram cinco vitórias do Corinthians e três empates
O volante Diego Pituca alertou que a dificuldade em vencer está na força defensiva do Corinthians. ;Eles sempre jogam fechado e exploram o contra-ataque. Temos de trabalhar a bola, ter paciência. A bola aérea deles é muito forte;, afirmou.
Neste ano, as equipes se enfrentaram por seis vezes. Foram dois empates, duas vitórias do Santos e uma do Corinthians. O time de Carille ainda tem a vantagem de ter eliminado o rival na semifinal do Campeonato Paulista.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS
Cássio; Michel Macedo, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Ralf, Junior Urso e Mateus Vital; Pedrinho, Gustagol e Janderson
Técnico: Fábio Carille
SANTOS
Everson; Pará, Gustavo Henrique, Luan Peres e Jorge; Diego Pituca, Carlos Sánchez e Evandro; Tailson, Eduardo Sasha e Soteldo
Técnico: Jorge Sampaoli
17 horas
Arena Corinthians
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
11 jogos
Total de duelos entre Corinthians e Santos em Itaquera. O Peixe venceu apenas uma vez