Superesportes

Seleção paraguaia conta com o talento precoce de Ovelar no Mundial Sub-17

Prodígio paraguaio que fez gol em clássico aos 14 anos, Ovelar é uma das atrações de hoje na rodada dupla do Bezerrão

Marcos Paulo Lima
Marcos Paulo Lima
postado em 28/10/2019 04:06
[FOTO1]Marcar um gol aos 14 anos e 302 dias num clássico é um feito para poucos. Quem for hoje ao Estádio Bezerrão poderá ver de perto o talento precoce de Fernando Ovelar. O camisa 10 do Paraguai é uma das atrações da rodada dupla de hoje no Gama pelo Grupo F do Mundial Sub-17. Ilhas Salomão e Itália duelam às 17h. Na sequência, às 20h, os paraguaios debutam contra o bicampeão México.

Em novembro do ano passado, o técnico espanhol Fernando Jubero colocou Ovelar numa fria. Escalou o adolescente no clássico entre Cerro Porteño e Olimpia. Como se não bastasse ser titular, o prodígio balançou a rede do arquirrival no principal palco do Paraguai ; o Estádio Defensores del Chaco, diante de 40 mil pessoas.

;Ele me surpreendeu. É um jogador muito maduro para sua idade. Por isso o chamei para trabalhar no plantel principal;, justificou à época o treinador do Cerro Porteño, Fernando Jubero. Professor, o espanhol fez apenas um trato com Ovelar e a família do jogador. ;Os estudos têm que andar ao lado do futebol. Se deixar a escola, eu deixo de contar com ele. A educação é fundamental para um jogador de sua idade. Primeiro, a pessoa; depois, o atleta. Expliquei a sua mãe e o jogador entendeu tudo. São gente trabalhadora, com valores;, contou.

Nascido em 5 de janeiro de 2004, Ovelar tem apenas 15 anos. O torneio da Fifa aceita inscritos nascidos até 31 de dezembro de 2004. Para se ter uma ideia, Ovelar é tão jovem que nem viu o Paraguai conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 ao decidir o ouro com a Argentina.

A joia do país espera trilhar o caminho do avô. Ovelar é neto de Gerônimo Ovelar, ex-zagueiro campeão da Copa América de 1979. O beque viu o Paraguai eliminar o Brasil de Leão, Zico, Edinho, Falcão, Sócrates, Éder... nas semifinais e derrubar o entáo técnico canarinho Cláudio Coutinho.

Atacante, Ovelar, de 1,70m, tem facilidade para jogar nas duas pontas e no papel de centroavante. Fez dois gols no Sul-Americano Sub-17 no empate com o Equador e na vitória por 2 x 0 sobre o Peru. É homem de confiança do técnico Gustavo Morinigo, protagonista da campanha histórica do Nacional do Paraguai na Libertadores de 2014. O modesto clube foi vice-campeão continental ao perder o título para o San Lorenzo, da Argentina, liderado por Edgardo Bauza. Experiente, Morinigo defendeu o Paraguai na Copa do Mundo de 2002.

;Ele me surpreendeu. É um jogador muito maduro para sua idade. Por isso o chamei para trabalhar no plantel principal;
Fernando Jubero, técnico do Cerro Porteño no gol contra o Olimpia

Resultados

Ontem
Grupo C

França 2 x 0 Chile
Coreia do Sul 2 x 1 Haiti

Grupo D
EUA 1 x 4 Senegal
Japão 3 x 0 Holanda

Hoje
Grupo E

Espanha x Argentina
17h Cariacica
Tajiquistão x Camarões
20h Cariacica

Grupo F
Ilhas Salomão x Itália
17h Bezerrão (Gama)
Paraguai x México
20h Bezerrão (Gama)

Ingressos:
site da Fifa e nas bilheterias do Bezerrão



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação