postado em 29/10/2019 04:15
[FOTO1]No jogo que marcou um novo capítulo da rivalidade que os dois times brasileiros construíram ao longo desta temporada, o Corinthians venceu a Ferroviária por 2 x 0, com gols de Crivelari e Juliete, ontem, no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito, no Equador, e conquistou o título da Copa Libertadores Feminina de 2019.
Campeã do torneio continental em 2015, quando levou a melhor sobre as chilenas do Colo-Colo na decisão, a Ferroviária desta vez acabou fracassando na tentativa de faturar o bicampeonato. O clube alvinegro festejou como bicampeão, pois em 2017 ergueu a taça da competição por meio de uma equipe chamada de Corinthians/Audax, em uma vitoriosa parceria entre os dois times.
Com o troféu assegurado em solo equatoriano, o Corinthians colocou o nome mais uma vez na lista de campeões da Libertadores, conquistada por clubes brasileiros na maioria das edições, após a primeira delas ocorrer em 2009. Os outros representantes do país que venceram o torneio foram o São José, maior campeão, com as taças obtidas em 2011, 2013 e 2014; o Santos, ganhador em 2009 e 2010; o Audax, que triunfou em 2017; e a própria Ferroviária, com o título de 2015.
Para o Corinthians, o título continental alcançado no Equador também teve um sabor de revanche, pois em setembro o clube de Araraquara levou a melhor sobre a equipe paulistana na final do Campeonato Brasileiro. Antes disso, as corintianas despacharam as adversárias do interior de São Paulo nas semifinais do Paulistão.
O título conquistado ontem também coroou a campanha do time alvinegro, campeão invicto. Primeiro colocado do Grupo C, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias superou nas fases de mata-mata o Santiago Morning, do Chile, por 2 x 0, e na semifinal goleou o América de Cali, da Colômbia, por 4 x 0.