Superesportes

Angola vence Canadá e avança à segunda fase do torneio

Além de carimbar a classificação de Angola para as oitavas de final, a partida marcou história na arbitragem. Foi o primeiro jogo do Mundial Sub-17 com um trio de arbitragem 100% feminino

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 30/10/2019 04:06
[FOTO1]

As 1032 pessoas que acompanharam a prévia de Brasil e Nova Zelândia não se arrependeram. Com chances para os dois lados, os angolanos apoiados por bom número de torcedores do país fizeram a festa diante do Canadá, aos 48 minutos do segundo tempo, com vitória por 2 x 1. Nem o gol anulado pelo VAR aos 45 da etapa final desanimou o time do habilidoso camisa 10 Zito. O jogador, que já foi convocado para a seleção principal, é o herói do time africano.

Além de carimbar a classificação de Angola para as oitavas de final, a partida marcou história na arbitragem. Foi o primeiro jogo do Mundial Sub-17 com um trio de arbitragem 100% feminino: a árbitra uruguaia Claudia Umpierrez, auxiliada pelas assistentes Luciana Mascarana (URU) e Monica Amboya (EQU).

Considerado o melhor trio feminino da América do Sul, elas foram bastante exigidas e corresponderam bem. Logo aos 20 minutos do primeiro tempo, a árbitra assinalou pênalti a favor de Angola. Mas o VAR flagrou impedimento na origem do lance. A seleção angolana se manteve melhor em campo, comandada pelo atacante Zito.

Mas o gol da primeira etapa não saiu dos pés dele. Com um lançamento do zagueiro Domingos, o atacante Zini desviou de cabeça e marcou o segundo gol na competição. ;Muito orgulho marcar pela minha nação. Representamos um país com raça e responsabilidade. Demos tudo que tínhamos pela nação;, comentou o jogador após a partida.

Na segunda etapa, o Canadá voltou melhor. Aos dois minutos, o centroavante Russel-Rowe deixou tudo igual no placar com um belo chute. Os canadenses não pararam de atacar e obrigaram o goleiro Geovani, de Angola, a fazer belas defesas. A partir dos 25 minutos, o jogo ficou muito aberto e com boas chances para os dois lados.

Com as boas tramas ofensivas puxadas pelo atacante Zito, a seleção angolana chegava com mais perigo ao gol canadense. Aos 45, a torcida comemorou, mas o VAR não deixou alterar o placar após identificar um impedimento ; o que não desanimou o time africano, que chegou ao gol da vitória aos 48. Após um bate e rebate dentro da área, o camisa 9 David balançou a rede e deu números finais ao jogo. ;Mostrei para o meu treinador que eu não sou jogador de ficar no banco;, comentou o centroavante, que saiu da reserva para definir a partida.

A joia

Zito, o talento angolano de 17 anos, foi convocado para a seleção principal. Na última partida válida pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2022, contra Gâmbia, Zito entrou no segundo tempo e Angola venceu por 2 x 1. As boas atuações pelo clube Primeiro de Agosto fizeram com que o atacante fosse visado pelo mercado Inglês. Despertou o interesse de Manchester United e West Ham.

;Não é fácil chegar a uma Copa e se classificar. Isso mostra que o trabalho está sendo feito da forma que deve ser;, disse Zito. O atacante também comentou sobre as especulações do futebol inglês: ;Não digo que é normal. É benéfico para mim, porque mostra que estou trabalhando;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação