Um tabu promete ainda mais tensão ao clássico carioca da 30; rodada do Campeonato Brasileiro. Fluminense e Vasco se enfrentam hoje, às 19h, no Maracanã, separados por um retrospecto bem favorável nos últimos tempos para o time de São Januário, mas ainda unidos pela ameaça de rebaixamento e desconfiança das torcidas.
São nove encontros entre as duas equipes sem vitória do clube das Laranjeiras desde 2017 ; 3 x 0 em abril, em partida do Campeonato Carioca. Pelo Brasileirão, o jejum do Fluminense vem desde novembro de 2015, quando passou pelo rival com o placar de 1 x 0.
Na atual edição da competição nacional, o Fluminense não vence há quatro jogos, sendo três deles no Maracanã, desempenho que fez com que o time retornasse à zona de descenso. A derrota para o Ceará em Fortaleza, na última rodada, deixou a equipe em 17; lugar, com 30 pontos, e pôs a cabeça do técnico Marcão a prêmio.
No lado cruzmaltino, o clima não é muito mais leve. Mesmo com 38 pontos e o 11; posto, o resultado negativo facilmente cedido ao Grêmio, em casa, na última rodada, frustrou o desejo de brigar por uma vaga na próxima Libertadores.
Se as duas situações não são das mais confortáveis, nas Laranjeiras o momento é, sem dúvida, mais delicado. Prova disso foi o treino fechado à imprensa comandado por Marcão na tarde de ontem, no CT Carlos José Castilho.
Como não poderia deixar de ser, o mistério dominou o ambiente. Na defesa, Luccas Claro, recém-contratado, pode estrear no posto de Digão. No meio-campo, Allan deve voltar à equipe, com chance de fazer a contenção ao lado de Yuri. Na frente, Marcos Paulo, João Pedro e Wellington Nem disputam vaga ao lado de Yony González.
Com uma campanha de 45,8% de aproveitamento ; três vitórias, dois empates e três derrotas ; no comando do time, Marcão reconhece a ameaça que ronda o cargo. ;É uma pressão muito grande, mas quem trabalha em um grande clube como o Fluminense tem de trabalhar cada vez mais. Vamos tentar acertar o que erramos na última partida para dar uma vitória ao nosso torcedor;, afirma.
No Vasco, o atacante Rossi retorna após cumprir suspensão no compromisso anterior. Para o camisa 7, a melhor condição na tabela deve ser usada como trunfo no clássico. ;Precisamos aproveitar esse desespero deles e, com tranquilidade, colocar nossa ideia de jogo;, destacou o atacante.
FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE - Muriel; Gilberto, Nino, Luccas Claro (Digão) e Caio Henrique; Yuri, Allan, Daniel e Paulo Henrique Ganso (Nenê); Yony González e João Pedro (Wellington Nem, Marcos Paulo). Técnico: Marcão.
VASCO - Fernando Miguel; Yago Pikachu, Oswaldo Henríquez, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Richard, Bruno Gomes, Rossi, Guarín e Marrony; Ribamar. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Fluminense x Vasco (19 horas - Maracanã)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)