Ainda com esperanças de adiar o título de Lewis Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas fez a sua parte ontem ao faturar a pole position do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, com largada marcada para hoje, às 16h10 (horário de Brasília). Em Austin, o piloto da Mercedes obteve o melhor tempo do fim de semana e cravou o novo recorde do Circuito das Américas. Hamilton vai sair no quinto posto.
Com uma forte performance ainda no início do Q3, a terceira e última sessão do treino classificatório, Bottas registrou a marca de 1min32s029. Garantiu, assim, a sua quinta pole da temporada e a 11; de sua carreira. Ele vai largar ao lado do alemão Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari anotou o tempo de 1min32s041.
Ambos serão seguidos de perto pelo holandês Max Verstappen (1min32s096) e pelo monegasco Charles Leclerc (1min32s137). O piloto da Red Bull liderou o primeiro e o terceiro treinos livres. Mas não conseguiu ameaçar a pole de Bottas. Leclerc, por sua vez, vem abaixo de Vettel durante quase todo o fim de semana até agora. Líder disparado do campeonato, Hamilton terá um novo ;match point; hoje. Perto do hexacampeonato, o inglês vai largar da quinta posição após uma performance mais discreta no Q3. Ele não passou do 1min32s321. Será sua pior posição de largada na temporada até agora.
A três corridas do fim do campeonato, Hamilton só precisa de mais quatro pontos para sacramentar o novo título. Para deixar Austin com o título nas mãos, o piloto da Mercedes precisa chegar em 8; lugar ou mesmo em 9;, se obtiver a volta mais rápida. E isso, mesmo que Bottas vença a corrida.