Superesportes

Potências movimentam o dia no Mundial Sub-17

O principal jogo do dia é entre a Holanda, campeã da Euro, e a tradicional Nigéria, maior campeã do torneio

Gabriel Escobar*
postado em 05/11/2019 04:07
[FOTO1]

A fase de grupos do Mundial Sub-17 chegou ao fim e 16 times se preparam para decidir quem fica e quem sai da competição. Os oito confrontos das oitavas de final serão realizados hoje, amanhã e quinta-feira, com partidas às 16h30 e às 20h. O principal jogo do dia é entre a Holanda, campeã da Euro, e a tradicional Nigéria, maior campeã do Mundial Sub-17.

Os africanos, pentacampeões do maior campeonato de jovens jogadores do mundo, continua mostrando sua força. Classificada em primeiro lugar no Grupo B, com duas vitórias e uma derrota, chega como favorita para o confronto, tendo em Ibrahim Sahid a grande esperança de balançar a rede adversária. O atacante tem três gols no torneio, todos contra o Equador, no único hat-trick do torneio até aqui, e uma assistência. Mesmo com a derrota na última rodada, contra a Austrália, o time finalizou 27 vezes ; três vezes mais que o oponente ; e só não saiu vitorioso graças à atuação do goleiro Pavlesic. O poderio ofensivo da Nigéria, que já soma oito gols na competição, é o trunfo dos africanos.

Campeã da Euro, a Holanda chegou com moral, cotada como uma das favoritas ao título. O que se viu, porém, foi uma equipe que não convenceu em campo. Classificou-se para a fase decisiva como uma das quatro melhores terceiras colocadas, tendo somado três pontos em três jogos. No Grupo D, perdeu por 3 x 0 para o Japão, 3 x 1 para o Senegal e goleou os Estados Unidos, na última rodada, por 4 x 0. Sem Brian Brobbey ; principal jogador holandês na competição europeia ;, machucado, a Holanda terá que encontrar seu melhor futebol para o duelo de logo mais. O grande destaque da equipe é Sontje Hansen, que anotou dois gols e contribuiu com uma assistência no Mundial.

Salve simpatia

Se a situação dentro de campo não é das mais animadoras para os europeus, a Holanda brilha fora dos gramados. Antes de enfrentar Senegal, na segunda rodada da fase de grupos, os jogadores visitaram uma comunidade carente, em Vitória, e distribuíram fotos e presentes para as crianças. O goleiro Tein Troost deu as luvas para um dos meninos. Além disso, no jogo contra os senegaleses, foram dadas 500 camisetas com as cores da bandeira holandesa a quem apresentasse o ingresso da partida. Ainda promoveram um concurso fotográfico, valendo uma viagem de ida e volta para Amsterdã.

Nigéria x Holanda é às 20h, no Estádio Olímpico, em Goiânia. O outro jogo do dia é Angola x Coreia do Sul, no mesmo estádio, às 16h30.

Amanhã, os duelos Japão x México, Espanha x Senegal, e França x Austrália movimentam a rodada. Na quinta-feira, Paraguai x Argentina, Equador x Itália, e Brasil x Chile fecham as oitavas de final.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação