Superesportes

A dois passos do paraíso

Flamengo vira para cima do Bahia e pode ser campeão no próximo domingo. Para celebrar o título, no entanto, precisa vencer os dois próximos compromissos e torcer por tropeço do vice-líder Palmeiras

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/11/2019 04:06
[FOTO1]
Com grande repertório e força mental, o Flamengo manteve a rotina no Campeonato Brasileiro e passou pelo Bahia por 3 x 1, de virada, ontem, no Maracanã. A vitória deixou o time carioca, mais líder do que nunca, em condições de garantir o título nacional no próximo domingo, com uma antecedência de quatro rodadas.

Com o triunfo, agora ostentando 77 pontos em 32 jogos, a equipe de Jorge Jesus abriu 10 de dianteira para o segundo colocado, Palmeiras. Na próxima quarta-feira, a equipe da Gávea tem um jogo antecipado da 34; rodada ; devido à final da Copa Libertadores no dia 23 ; contra o Vasco, também no Maracanã. No domingo, enfrenta o Grêmio em Porto Alegre. Se vencer as duas partidas, chegará aos 83 pontos.

O Palmeiras, por sua vez, se empatar ou perder para o Bahia, próximo adversário na Fonte Nova, só poderá no máximo igualar essa pontuação até o fim da campanha, mas sem ter mais como atingir o número de vitórias dos rubro-negro ; hoje, a vantagem rubro-negra neste quesito, que é o primeiro critério de desempate, está em 24 x 19.

O Flamengo atinge números que inscrevem esta equipe na história. São 19 partidas ; ou um turno inteiro, com 17 triunfos e apenas dois empates ; de invencibilidade na competição. Após o último revés, sofrido para o próprio Bahia, em 4 de agosto, começou uma sequência em que anotou 43 gols e sofreu apenas 10.

Ontem, o Bahia se baseou em contra-ataques. Em uma dessas tentativas, aos 38, Nino Paraíba aproveitou uma rebatida de Pablo Marí que explodiu em Filipe Luís e, com o caminho livre para o cruzamento, levantou a bola na cabeça de Élber, que obrigou Diego Alves a grande defesa. No rebote, o jogador do Bahia tocou rasteiro para o meio da pequena área, com a bola batendo em Willian Arão e morrendo dentro do gol.

Os anfitriões voltaram do intervalo pressionando. Aos nove minutos, a jogada do empate começou com Everton Ribeiro. O capitão pegou uma bola pela primeira vez mais posicionado pelo meio e acionou Gabriel Barbosa. Em boa posição para cruzar, o camisa 9 encontrou Reinier entrando em velocidade pelo meio e centrou com precisão para o garoto cabecear com força para empatar o duelo.

Aos 26, Filipe Luís, em jogada característica, fez as vezes de meia e lançou para Gabriel Barbosa, novamente livre pela direita. De primeira, o artilheiro do campeonato serviu Bruno Henrique. O camisa 27 entrava livre pelo lado oposto e chutou mascado para vencer Douglas, decretando a virada.
Para completar a festa da torcida, Gabriel Barbosa fez o 21; gol na competição. Ele aproveitou sobra de cobrança de falta de Willian Arão que explodiu na trave, aos 42 minutos, para fechar a conta.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação