Superesportes

Onde estava Jesus quando Luxa era do Real?

As voltas que o mundo da bola deu na carreira dos badalados treinadores do Clássico dos Milhões. Em alta na América, português salvava times da queda no início do século, enquanto o brasileiro liderava galáticos

Marcos Paulo Lima
Marcos Paulo Lima
postado em 13/11/2019 04:06
[FOTO1]
Badalado no Brasil e na América do Sul devido ao sucesso no Flamengo, com direito a possibilidade de levar um elenco caríssimo aos títulos da Série A e da Libertadores neste mês, o português Jorge Jesus viu o adversário de hoje, Vanderlei Luxemburgo, ser um dos treinadores mais badalados da Europa à frente de galáticos.

Era 2005. Cinquentão à época, o português buscava o primeiro título como treinador nos modestos Moreirense e União Leiria. Enquanto isso, na vizinha Espanha, o brasileiro desembarcava aos 52 anos com a missão de assumir a batuta do bilionário Real Madrid. Vinte e quatro anos depois, Jesus e Luxemburgo duelarão pela segunda vez hoje, no Maracanã, às 21h30, em partida antecipada da 34; rodada devido à final da Libertadores. Originalmente, a partida seria no próximo dia 24, ou seja, no dia seguinte à final entre Flamengo e River Plate, em Lima no Peru. No primeiro turno, o treinador português superou o brasileiro por 4 x 1, no Mané Garrincha.

Comandante do Vasco, Vanderlei Luxemburgo fechou com o Real Madrid em 30 de dezembro de 2004. Onze dias depois de levar o Santos ao título brasileiro. Estreou no Real Madrid em 5 de janeiro de 2005. O elenco tinha Casillas, Roberto Carlos, Zidane, Raúl, Ronaldo, Figo, Owen e Beckham. Desembarcou em Madri com um currículo vitorioso. Era o treinador recordista de títulos do Campeonato Brasileiro: cinco. Dois pelo Palmeiras (1993 e 1994), um no Corinthians (1998), um no Cruzeiro (2003) e o último no Santos (2004). Havia passado pela Seleção Brasileira no período de 1998 a 2000. Ganhou a Copa América 1999 e o Pré-Olímpico 2000.

Na primeira partida, venceu a Real Sociedad por 2 x 1, no Santiago Bernabéu, em uma partida que havia sido suspensa quando estava 1 x 1. Foram disputados apenas os últimos sete minutos. Luxemburgo conseguiu levar o Real ao triunfo com gol de pênati de Zidane. Na estreia de verdade, outro sucesso: derrotou Atlético de Madrid por 3 x 0 no Vicente Calderón, a antiga casa do arquirrival. Um início brilhante, mas com prazo de validade.

Enquanto isso...

...Em Portugal, Jorge Jesus estava desempregado havia um ano quando topou assumir o desafio de evitar o rebaixamento do Moreirense nas últimas rodadas do Campeonato Português. Motivo: na temporada anterior, realizou o milagre de manter o Vitória de Guimarães na elite com dois pontos à frente do Alverca, o primeiro time rebaixado na temporada 2003/2004. Jesus não conseguiu o bis. O atual treinador do Flamengo caiu para a segunda divisão com o Moreirense.

O clube caiu para a Série B, mas o nível do trabalho de Jorge Jesus conquistava corações. Permaneceu na primeira divisão contratado pelo União Leiria, onde trabalhou, por exemplo, com o ex-goleiro do Vasco Fernando Prass. Na temporada 2005/2006, encaminhou o sétimo lugar do União Leiria e salvou o Belenenses do rebaixamento para a segunda divisão. As campanhas serviram de trampolim para trabalhar no Sporting Braga e escancarou as portas para Jesus finalmente assumir a prancheta do gigante Benfica em 2009.

No período em que Jesus roía o osso fazendo malabarismos para manter times modestos como Moreirense e União Leiria na elite, Vanderlei Luxemburgo desperdiçava o filé que tinha nas mãos. Foi de mal no Campeonato Espanhol a pior na Liga dos Campeões. Deus adeus à Champions League contra a Juventus nas oitavas de final de 2004/2005. Na edição seguinte, irritou a torcida e a diretoria ao avançar em segundo lugar na fase de grupos, seis pontos atrás do francês Lyon.

Dois anos mais velho do que Jorge Jesus, Luxemburgo amarga jejum de 15 anos sem títulos nacionais ; nem Brasileirão nem Copa do Brasil. Os últimos troféus são estaduais. Sabe o que é ter um elenco galático nas mãos e vem aprendendo com louvor a roer o osso no Vasco. Praticamente afastou o risco do quarto rebaixamento.

Jorge Jesus saboreia filé no Flamengo, porém, ao longo da carreira, passou necessidade com elencos limitadíssimos como o atual do colega Vanderlei Luxemburgo. Acostumados aos clássicos seja em Portugal seja na Espanha, ambos sabem que independentemente de nomes, as camisas de Vasco e Flamengo pesam dentro das quatro linhas muito mais do que a fama dos jogadores que as vestirão nesta noite no Maracanã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação