Superesportes

México desbanca atual campeã europeia

Catorze anos depois, os mexicanos voltaram a ser carrascos dos holandeses

Mariana Fraga*, Gabriel Escobar*, Maíra Nunes, João Romariz*
postado em 15/11/2019 04:06
[FOTO1]
O clima era de revanche na primeira semifinal do Mundial Sub-17 ontem à tarde, no Bezerrão. México e Holanda se enfrentaram por uma vaga na final em 2005, em Lima, no Peru. Na ocasião, a equipe asteca venceu por 4 x 0 e pegou o Brasil na final. Catorze anos depois, os mexicanos voltaram a ser carrascos dos holandeses. Desta vez nos pênaltis, após empate por 1 x 1 no tempo normal.

Apesar do ímpeto holandês na busca pelo que seria a primeira final da Seleção Sub-17 no Mundial, foi o México, bicampeão do torneio e até então três vezes finalista, que levou a melhor. O domínio da seleção europeia não foi páreo para a experiência mexicana, que, após ser ameaçada diversas vezes durante a partida e sair atrás no placar, buscou o resultado e classificou-se para a quarta final de Copa do Mundo na categoria.

O personagem da partida, Efrain Alvarez, que começou a competição como titular, perdeu a vaga e é o artilheiro mexicano no Mundial, viveu momentos de alegria e frustração. Foi o responsável pelo gol do México, que empatou a partida, minutos depois de entrar em campo. Nas penalidades, arriscou uma cavadinha, mas perdeu.

Após a classificação, o atacante justificou a cobrança. Disse que sempre bate dessa forma, mas que ;não saiu da maneira que quis;. Ainda se disse feliz pelo resultado e pela oportunidade de disputar a final. ;Quero dar sempre o máximo para minha equipe;, explicou. ;Toda equipe está tranquila. Sabemos que temos grandes valores.;

Em 2005, quando bateu os holandeses nas semifinais, o México foi à final contra o Brasil e se sagrou campeão pela primeira vez, por incríveis 3 x 0. Nos pênaltis, festa mexicana Jogadores e torcedores pularam sobre o goleiro García e comemoraram muito ainda no campo. O contraste foi a saída de campo dos holandeses, que passaram em prantos pela zona mista, sem querer falar com a imprensa, após deixarem o gramado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação