Superesportes

Alívio de peso nas costas

Seleção Brasileira encerra jejum de cinco jogos, derrota a Coreia do Sul e assegura um Natal mais tranquilo para o técnico Tite

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 20/11/2019 04:06
[FOTO1]
Depois de acumular cinco jogos sem vitórias, em um jejum que começou após a conquista do título da Copa América, em julho, a Seleção Brasileira finalmente voltou a ganhar. No último amistoso da temporada, a equipe comandada por Tite derrotou a Coreia do Sul por 3 x 0, ontem, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O triunfo era tido como fundamental para o treinador, e o duelo com os sul-coreanos passou a ter um peso ainda maior depois que, na última sexta-feira, a equipe nacional foi superada pela rival Argentina por 1 x 0, em Riad, na Arábia Saudita. Após aquele revés, Tite começou a admitir que estava sob pressão no cargo, no qual agora volta a respirar aliviado ao fechar o ano de forma positiva.

No duelo acompanhado por um público muito pequeno em Abu Dabi, destaque maior para Renan Lodi, que mostrou desenvoltura na lateral esquerda e deu duas assistências. A primeira delas saiu aos oito minutos, quando o jogador do Atlético de Madrid trocou passes com Coutinho e cruzou para Lucas Paquetá, na pequena área, cabecear no canto direito do goleiro Jo Hyeon-Woo para abrir o placar.

O Brasil ampliou aos 35 minutos. Philippe Coutinho, que vinha de um jejum de 10 jogos sem marcar pela Seleção, aproveitou bem uma falta frontal ao cobrá-la com categoria e acertar o ângulo direito de Jo Hyeon-Woo. A equipe nacional não marcava um gol de falta desde 5 de setembro de 2014, quando Neymar garantiu o triunfo por 1 x 0 sobre a Colômbia em um amistoso nos Estados Unidos.

Curiosamente, o mesmo Coutinho quase fez um gol contra pouco depois, aos 41 minutos, em um lance no qual se atrapalhou e acabou dando sorte. Após finalização de Jung, Alisson deu rebote e a sobra ficou para o meio-campista do Brasil, que tentou tocar para escanteio, mas viu a bola bater na trave e voltar nos seus pés antes de conseguir afastar o perigo.

No segundo tempo, Tite promoveu a primeira substituição aos 35 minutos, trocando Arthur por Douglas Luiz. Depois, tirou Paquetá, Gabriel Jesus e Lodi, substituídos respectivamente por Firmino, Rodrygo e Emerson, mas todos tiveram muito pouco tempo para mostrar serviço.

Bem antes dessas alterações, o Brasil achou o caminho do terceiro gol aos 14 minutos, quando Lodi mostrou visão de jogo ao fazer um passe rasteiro que atravessou quase toda a grande área e encontrou Danilo, que vinha de trás e acertou forte chute de fora da área para ampliar para 3 x 0.

;Não sei se aliviado, mas o resultado me deixa feliz, ainda mais com desempenho. Eu falei que não estava satisfeito, mas tem de ser duro, casca grossa. Se não tenho a experiência que tenho, os garotos entram numa pressão desgraçada e não produzem. Foi uma vitória só, eu sei que é pouco, mas a equipe vai se construindo;
Tite, técnico da Seleção Brasileira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação