Superesportes

Brasília perde em casa diante do líder

No Ginásio da Asceb, o Franca bateu o Universo/Brasília, por 72 x 81, e ampliou a vantagem na ponta da tabela de classificação

João Romariz*
postado em 22/11/2019 04:16
[FOTO1]
O líder da 12; edição do Novo Basquete Brasil (NBB) conquistou a oitava vitória em nove jogos. Ontem, no Ginásio da Asceb, o Franca bateu o Universo/Brasília, por 72 x 81, e ampliou a vantagem na ponta da tabela de classificação. À frente do placar desde o início da partida, o time paulista não tomou conhecimento da defesa da equipe do técnico Ricardo Oliveira. Além da derrota, a agremiação brasiliense pode ter um desfalque para a temporada. O ala Pedro Mendonça sentiu uma fisgada no joelho direito e passará por exames hoje para saber a gravidade da lesão.

Os destaques individuais do duelo foram o norte-americano David Jackson, do Franca, com 24 pontos, e Gui Santos, do Universo/Brasília, com 21. Em noite apagada das estrelas da capital, os jovens tentaram frear o melhor ataque da competição, mas não foi o suficiente. Nezinho e Arthur, com cinco pontos cada, deixaram a desejar e decepcionaram os 416 torcedores presentes na Asceb. O pivô Ronald marcou 13 pontos e pegou oito rebotes. Apesar dos bons números, perdeu diversas oportunidades. ;Eles estavam com a mão quente, deixamos muito livres para arremessar. As bolas de três complicaram ainda mais;, Ronald.

O primeiro quarto foi decisivo. A defesa da capital sofreu 29 pontos e marcou apenas 13, o que deixou a equipe com uma desvantagem difícil para recuperar. ;Não podemos tomar 29 pontos no primeiro quarto e ficar correndo na ladeira contra um time de qualidade como é Franca;, comentou o ala Rafa Moreira.

As bolas de três da equipe paulista entraram bastante. Dos 29 pontos, 21 foram de bolas do perímetro. A marcação do Universo/Brasília foi tão ruim quanto na derrota contra o Bauru. A defesa, tão destacada nos treinamentos durante a semana, não estava acertada nos 10 minutos iniciais.

Helinho, técnico do Franca, colocou um quinteto alternativo no segundo quarto e deixou o time da casa encostar. Com as estrelas Nezinho e Arthur atuando menos tempo e com um time mais atlético em quadra, o Universo/Brasília marcou 32 x 40, acertou a marcação e desceu para o vestiário animado.

A volta dos cinco titulares do time paulista reequilibrou a partida, mas o Universo/Brasília se manteve bem. Mas uma baixa na equipe da capital pode fazer diferença na continuidade da temporada. Pedro Mendonça dividiu uma bola e ficou no chão sentindo o joelho direito. Franca aproveitou, terminou o terceiro quarto 12 pontos à frente e manteve o domínio da partida.

Até o estouro do cronômetro, o Universo/Brasília não conseguiu uma reação. Na sequência da competição, o time da capital fará três partidas longe de casa, a partir do dia 30 de novembro. Duas em São Paulo (São José e Mogi das Cruzes) e uma no Ceará (Cearense).

*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação