Superesportes

Brasília, Rio, Lima, mundo. Puro êxtase

Torcedores vão às ruas acompanhar a final, num clima de Copa do Mundo. Mas foi sofrido

Alan Rios
postado em 24/11/2019 04:06
[FOTO1]Brasilienses foram da alegria do samba ao êxtase, ao desentalarem da garganta um grito que estava preso por 38 anos ; e foi soltado no Mané Garrincha. Quem acompanhou o jogo no Fun Fest do estádio se sentiu dentro do Monumental de Lima, onde o Flamengo conquistou sua segunda Taça Libertadores. Cerca de 10 mil pessoas estiveram no evento, que começou às 12h, com feijoada e show de Diogo Nogueira. Vestindo a camisa rubro-negra, animou os brasilienses cantando samba e músicas da torcida antes de a bola rolar. Houve quem aproveitou a festa até o apito inicial e quem não conseguiu conter a ansiedade e se sentou na arquibancada horas antes do jogo, como o casal Paulo Roberto de Jesus, 30 anos, e Thais Gonçalves, 27.


Ele pensou até em ir para o Rio de Janeiro, onde também houve o mesmo evento, com shows de Ludmilla, DJ Marlboro, Buchecha e Ivo Meirelles, no Maracanã. ;Mas as passagens estavam muito caras e Brasília também tinha muitas opções boas para curtir. Gostei da estrutura que montaram aqui, com os telões, a música e esse ambiente bom;, avaliou o bombeiro. Ele e a namorada escolheram uma cadeira próxima a uma das cinco telas de 8x5,5 metros.

Mas também teve quem não conseguiu ver o jogo - só sentiu a vibração do estádio. É o caso de Cristian, que está na barriga da mãe, Viviane Souza, 42. Grávida de seis meses, ela nem pensou em ficar em casa. ;Esse clima de festa é excelente, com certeza o bebê gosta. Sempre que tem jogo do Flamengo, em Brasília, nós vamos. Agora, está ainda melhor com essa taça;, celebrou.

Fernando Varanda, 76, tem muita história para contar. O aposentado carioca viu o título da Libertadores de 1981 e foi ao Mané certo do bi. ;No começo não vimos aquele clube veloz, com bons passes, parecendo europeu. O Flamengo errou muito. Mas depois reagiu muito bem. Entre os dois títulos, gostei mais desse. Assistir à final com os amigos, no estádio, e não sozinho na sala, é indescritível;, confessou, emocionado.

O Flamengo também contou com a vibração de estrangeiros. Kjell Yngve Levin, 68, veio da Suécia. ;Conheci minha esposa, uma brasileira, na França. O nosso filho é apaixonado pelo time, e eu torço por ele também;, disse, com a camisa rubro-negra. No fim, ensinou: ;Det ;r m;stare!” - ;é campeão; em sueco.

Agitação desde cedo

Antes do jogo, o clima era de festa nos bares e restaurantes de Brasília. Os flamenguistas, claro, eram maioria, mas até rivais saíram de casa para acompanhar a final da Libertadores num telão, com amigos, cervejas e petiscos. As mesas etão ocupadas desde antes do almoço, tal como o Buteco da Boa, na 202 Sul, invadido por clientes desde às 11h. O flamenguista Leandro Rossini, 41, foi um dos que escolheu começar a festa cedo. ;Reuni um grupo de amigos e fizemos uma programação que começou na Asa Sul, com uma cervejinha e música. Porque o ideal antes de um jogo assim é entrar no clima;, disse. Para ele, seu time levantaria a taça com um 2x0. Quase acertou o placar, mas não errou quem marcaria.

;Gols do Gabigol e do Bruno Henrique;, previu, acertando 50%. Acompanhar o jogo ;na massa; é diferente. É isso que pensa Luidi Soares, 29. ;É bom sair de casa e curtir a programação que está rolando em Brasília, porque a energia de acompanhar a partida com uma multidão é inexplicável;, conta o bancário. Ele acredita que muitos bares do DF se prepararam bem para a final, ;com telões, samba e cerveja gelada;, o que torna o dia ainda mais especial.

No Mané Garrincha, a Fun Fest começou às 12h e não tinha hora para acabar. Um bar e um setor gourmet com feijoada fizeram o lugar começar a receber público desde cedo. Eram esperadas mais de 10 mil pessoas. O clima de descontração levou até rivais a entrar na festa. O corintiano Spartacus Savit, 45, fez questão de escolher um lugar animado para acompanhar o Flamengo, mas não perdeu a chance de alfinetar: ;Os corintianos agitaram bem mais. Eu mesmo comecei a festa no dia anterior que o time ia jogar a final da Libertadores;.

38 anos na história do FLa


1981
É campeão da Copa Libertadores em cima do Cobreloa na final. Zico marca os dois gols da vitória rubro-negra na partida decisiva. Depois, ainda conquista o título do Mundial de Clubes, sobre o Liverpool, por 3 x 0.

1982

Sagra-se bicampeão brasileiro ao levar novamente o título da Taça de Ouro, com Zico como artilheiro da competição, com 21 gols. Na decisão contra o Grêmio, o gol é de Nunes. Na Libertadores, termina em terceiro.

1983
Levanta a taça de campeão brasileiro pela terceira vez. Na Libertadores, não passa da
fase de grupos.

1984
Termina na quarta colocação da Copa Libertadores. Na principal competição nacional, Fluminense fica com a taça.

1985
Sem destaque nacional ou internacional.

1986
Repete campanha modesta na temporada.

1987
Conquista a Copa União, um campeonato fundado pelos maiores times da época, denominado Clube dos 13.

1988
Mais uma temporada sem importância.

1989
Repete campanha sem destaques.

1990
Campeão da Copa do Brasil sobre o Goiás. Com o título, ganhou a vaga para disputar a Libertadores.

1991
Na Libertadores, é eliminado nas quartas de finais pelo Boca Juniors.

1992
Levanta a taça do Campeonato Brasileiro diante do Botafogo, com vitória por 3 x 0 no primeiro jogo e empate por 2 x 2 no segundo. O título conquistado diante de mais de 122 mil pessoas teve o triste episódio em que a queda de uma grade da arquibancada do Maracanã deixou três mortos e dezenas de feridos.

1993
Faz campanha discreta no Campeonato Brasileiro e cai nas semifinais da Copa do Brasil diante do Grêmio. Na Libertadores, é eliminado nas quartas de final pelo São Paulo.

1994
Volta a fazer campanha apagada, terminando o Campeonato Brasileiro na oitava posição.

1995
Tem desempenho ruim no Campeonato Brasileiro e cai nas semifinais da Copa do Brasil.

1996

Faz nova campanha apagada no Brasileiro, em que terminou na 13; posição, e cai na semifinal da Copa do Brasil. Quebra o jejum de títulos internacionais ao vencer a Copa Ouro (Conmebol).

1997
Termina o Brasileirão em quinto lugar e chega à decisão da Copa do Brasil, mas perde o título para o Grêmio.

1998
Mesmo com Romário guardando 14 gols no Brasileirão, fica apenas na 11; colocação. Também amarga uma eliminação precoce na Copa do Brasil, ainda nas oitavas, para o Vitória.

1999
Vence a Copa Mercosul, organizada pela Conmebol, em final decidida contra o Palmeiras.

2000
Não faz campanha de destaque.


2001
No Brasileirão, vive drama e apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. Mas levou o título da Copa dos Campeões, organizada pela CBF, e garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte.

2002
Não vai bem no Brasileiro e pior ainda na Libertadores, sem passar da primeira fase.

2003
É vice-campeão da Copa do Brasil, após perder para o Cruzeiro na final. No Brasileirão, garantiu vaga na Copa Sul-Americana.

2004
Volta a decepcionar na Copa do Brasil. Desta vez, perde para o Santo André na final.

2005
Uma temporada sem destaques.

2006
É bicampeão da Copa do Brasil, com direito à conquista sobre o rival Vasco na final.

2007
No Brasileirão, termina em terceiro lugar, atrás de Santos e São Paulo. Na Libertadores, cai ainda nas oitavas de final para o uruguaio Defensor Sporting.

2008
Apesar do melhor ataque do Brasileirão, com 67 gols, o Flamengo terminou a competição na quinta colocação. Na Libertadores, voltou a ser eliminado nas oitavas de final.

2009
Volta a vencer o Campeonato Brasileiro, sagrando-se pentacampeão nacional com elenco comandado pelo técnico Andrade, tendo Petkovic e Adriano ;Imperador; como protagonistas.

2010

Termina o Brasileirão na modesta 14; posição. Na Libertadores, cai nas quartas de final para o Universidad de Chile.

2011
No Brasileirão, fica entre os quatro melhores. Na Copa do Brasil, cai nas quartas de final diante do Ceará.

2012

Com Vágner Love, termina o Brasileirão em 11; lugar. Na Libertadores, não passa da fase de grupos.

2013
Campeão da Copa do Brasil. Decidiu o título contra o Athlético-PR. No Brasileirão, escapa do rebaixamento por apenas uma posição, terminando em 16;, apenas um ponto acima da Portuguesa e do Vasco.

2014
Sem destaque no Brasileirão e desclassificado nas semifinais da Copa do Brasil. Também amarga eliminação na fase de grupos da Libertadores.

2015
Repete campanha sem destaque nos torneios nacionais.

2016
No Brasileirão, termina na terceira posição e garante vaga para voltar a disputar a Libertadores.

2017
Vice-campeão da Copa do Brasil, após perder a final para o Cruzeiro nos pênaltis. Na Libertadores, não passa da fase de grupos. No Brasileirão, termina em sexto lugar e se classifica para disputar o torneio continental novamente.

2018
Monta um time forte para a temporada, mas, na Libertadores, para nas oitavas de final diante do Cruzeiro. No Brasileirão, é vice-campeão, atrás do Palmeiras. Na Copa do Brasil, cai nas semifinais para o Corinthians.

2019
O segundo ano de ouro do Flamengo! Com um elenco de estrelas comandado pelo português Jorge Jesus, o clube rubro-negro é campeão pela segunda vez da Copa Libertadores da América após 38 anos do primeiro título na competição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação