Superesportes

Num dia só, Palmeiras perde duas para o Fla

Paulistas saem derrotados por 3 x 1, dentro de casa, e Mano Menezes e Alexandre Mattos são demitidos. Já em Cariacica, na decisão do Sub-20, rubro-negros dão de 3 x 0 e mais um título vai para a Gávea

postado em 02/12/2019 04:16
[FOTO1]
O Palmeiras conseguiu uma façanha, ontem: a de ser derrotado duas vezes, num só dia, pelo mesmo adversário, o Flamengo, e em duas competições nacionais. No Campeonato Brasileiro da Série A, 3 x 1; no Campeonato Brasileiro Sub-20, 3 x 0. O efeito do primeiro resultado foi a demissão de Mano Menezes do comando do elenco principal e a saída do diretor de Futebol, Alexandre Mattos.

Aliás, o Flamengo é o maior derrubador de técnicos do Brasileirão. Só no Palmeiras, foram dois: Mano e Luiz Felipe Scolari. Tirou ainda Adilson Batista do Ceará e Fábio Carille do Corinthians. Evandro Camilatto, do Avaí, só não corre risco, na próxima rodada, porque seu time está rebaixado. E Jorge Sampaoli, do Santos, também não, porque já está com um pé fora do clube ; e, ao término da competição, põe o outro.

Mas, no Allianz Parque, o que se viu foi um resumo da diferença dos dois times ao longo do Brasileiro. O Flamengo marcou a saída de bola do Palmeiras, mostrou belo jogo coletivo, tocou de primeira e contou com grandes atuações individuais, especialmente de Gabigol (dois) e Arrascaeta, os autores dos gols, para fazer mais uma partida perfeita.

Já o time paulista, mesmo acertando duas bolas na trave, dependeu demais de Dudu. A torcida palmeirense, única no estádio, vaiou, protestou e chegou a arremessar assentos das cadeiras no gramado.

O planejamento palmeirense ruiu logo aos três minutos, quando o Flamengo abriu o placar no seu primeiro ataque. Depois de falha de posicionamento de Vitor Hugo na linha de impedimento, Gabigol e Arrascaeta surgiram sozinhos na frente de Jailson e o uruguaio marcou.

Senhor da partida, o Flamengo se deu ao luxo de recuar para esperar os contra-ataques. Repetindo a efetividade de toda a campanha, o time carioca teve grandes chances de marcar em dois lances: um cabeceio de Vitinho e uma finalização de Gabriel. Nas duas, Jailson salvou o Palmeiras. Mas o segundo gol saiu aos 46, quando Gabriel recebeu dentro da área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro.

O Palmeiras deixou o rival desconfortável em raros momentos, sempre que adiantou a marcação. Dudu levava vantagem sobre Rhodolfo pelo lado esquerdo, mas o time não conseguiu finalizar com precisão. Vale lembrar que Mano Menezes se preparou para o jogo preservando titulares na derrota para o Fluminense. O primeiro tempo foi a síntese da campanha dos dois times: o Flamengo sempre teve várias e boas opções de passe; o Palmeiras só tinha Dudu.

O esperado duelo só teve torcedores alviverdes no estádio. A decisão de adotar a torcida única foi confirmada pela CBF, que acatou uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo. Isso não impediu o clima quente nas arquibancadas. Policiais militares foram acionados para conter a reclamações dos palmeirenses atrás do banco de reservas do time. No setor oeste, palmeirenses se viraram para os camarotes para protestar contra a diretoria. As vaias ao final do primeiro tempo mostraram o tamanho da insatisfação. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro recolheu assentos das cadeiras que foram lançados no gramado.

Mesmo com a vantagem de 2 x 0, o Flamengo começou o segundo tempo marcando na saída de bola do rival. Foi assim que Vitor Hugo entregou a bola no pé de Gerson, que tocou para Gabriel fazer o terceiro.

O rubro-negro diminuiu o ritmo com a vitória praticamente assegurada, e o Palmeiras aproveitou para tentar diminuir sua desvantagem. As mudanças de Mano Menezes deixaram o time mais vivo, especialmente a entrada de Willian no lugar de Lucas Lima. Depois de bons chutes de Bruno Henrique e Willian, que acertaram a trave, o volante Matheus Fernandes, substituto de Felipe Melo, conseguiu diminuir o placar após boa jogada de Dudu. Mas o gol e a luta do segundo tempo não foram suficientes para diminuir as vaias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação