Superesportes

Brasília em dupla jornada

Equipe da capital federal se reencontra com a torcida em torneio amistoso, de hoje a sábado. Projeto estreia time masculino

Maíra Nunes
postado em 05/12/2019 04:16
[FOTO1]
O Brasília Vôlei resistiu às turbulências com trocas de técnicos, perdas de patrocínios e ao rebaixamento na Superliga Feminina na última temporada. Reestruturado, com técnico e gerente ;pratas da capital federal;, o time reencontra a torcida na Copa Brasília, disputada de hoje a domingo, no Ginásio Sesi Taguatinga. O torneio contará com a seleção do Egito e será preparatório para o principal objetivo de 2020: conquistar na Superliga B a vaga para retornar à elite do vôlei brasileiro. A estreia é contra a Upis/Prevermed, às 19h.

Apesar de todo o elenco ter sido reformulado, o torcedor que acompanha o Brasília Vôlei há mais tempo verá alguns rostos familiares, como o da central Edna Schlindwein, da oposta Bruna Neri, da ponteira Silvana Papini e da líbero Vitória Lage. ;A equipe mudou completamente do ano passado para cá. Há meninas que vieram de lesão, tinha jogadora parada por gravidez, eu mesma estava jogando de líbero e voltei a atacar;, diz Silvana. ;Todas estão buscando um lugar de novo na Superliga A, porque o nosso principal objetivo é subir;, completa.

A Copa Brasília será o primeiro teste de qualidade para o time brasiliense, que começou a treinar no início de agosto e precisa ganhar ritmo de jogo. O principal destaque do campeonato amistoso é a participação da seleção do Egito, do técnico brasileiro Marcos Queiroga, que usará a competição como preparação para o pré-olímpico. Nesta semana, o Brasília fez dois amistosos contra o Egito e venceu ambos por 3 x 1.

Mesmo com os resultados positivos, Silvana acredita que a equipe pode não ter revelado a força total. Intercâmbio esportivo e cultural, porém, estão garantidos. ;É uma cultura totalmente diferente, tem um outro estilo de jogo também. É bom pegarmos equipes diferentes para ver como nosso grupo vai reagir;, avalia a líbero Vitória.

As caras novas não se restringem ao elenco. O novo técnico do time feminino é Rogério Portella, que treinou o Brasil Telecom, extinto time candango. O treinador retorna à cidade natal após 15 anos, período em que teve experiência de trabalho com Vôlei Futuro, de Curitiba; Londrina Vôlei; Rio Sul e Brusque, além de uma passagem rápida como assistente técnico do próprio Brasília Vôlei.

;É um time mais velho, mas conseguimos montar uma equipe com uma questão financeira bem inferior, mas de uma qualidade boa;, diz Rogério. ;Essa é nossa aposta para o desafio de voltar à Superliga A, de onde o Brasília Vôlei nunca deveria ter saído;, completa. Entre as atletas que encorpam o time, estão também a ponteira Ju Nogueira, campeã da Superliga 2010/2011 com o Rio de Janeiro, e a central Dani Suco, que jogou em vários times grandes, incluindo o próprio Rio também em 2011.

As mudanças incluem ainda o gerente Flávio Thiessen, técnico da Seleção Brasileira universitária masculina e da Upis na Superliga B também entre os homens nos últimos anos. A outra novidade do projeto é a parceria com o time universitário que era comandado pelo novo gerente. Assim, o Brasília Vôlei também terá equipe masculina adulta e assumirá a vaga da Upis na Superliga B.

A Copa Brasília, portanto, é a oportunidade de o torcedor matar as saudades do Brasília Vôlei em quadra e ainda conhecer os elencos feminino e masculino, que representarão a capital federal na Superliga B do ano que vem. O torneio amistoso contará com quatro equipes na disputa feminina e três, na masculina.


PROGRAME-SE
Copa Brasília
Hoje
17h Egito x Franca (feminino)
19h Brasília x Upis (feminino)
21h Brasília x Uberlândia (masculino)

Amanhã
17h Anápolis x Uberlândia (masculino)
19h Egito x Upis (feminino)
21h Brasília x Franca (feminino)

Sábado
15h Franca x Upis (feminino)
17h Brasília x Anápolis (masculino)
19h Brasília x Egito (feminino)

Local: Ginásio Sesi Taguatinga
(QNF 24 - Taguatinga Norte)
*Entrada gratuita



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação