Superesportes

A encruzilhada

Cruzeiro perde do Grêmio e não depende apenas das próprias forças para evitar o rebaixamento. Na última rodada, clube celeste precisa vencer o Palmeiras e torcer por derrota do Ceará contra o Botafogo

postado em 06/12/2019 04:07
[FOTO1]
O Cruzeiro não depende apenas de si para evitar o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira perdeu para o Grêmio por 2 x 0, ontem, em Porto Alegre, e agora terá de vencer o Palmeiras, no Mineirão, e torcer para o Ceará perder para o Botafogo, no Rio, na última rodada, no domingo.

O time do técnico Adilson Batista permaneceu na 17; posição, com 36 pontos, dois atrás do Ceará, o 16;. O time cearense assegura permanência na elite do futebol nacional com um empate no Engenhão.

A situação difícil deixou os jogadores do Cruzeiro com os nervos à flor da pele desde os primeiros minutos. A equipe mineira até começou melhor, pressionando o Grêmio, mas não conseguiu abrir o placar. A melhor chance aconteceu aos 29 minutos, com Éderson, que tentou encobrir Paulo Victor, mas tocou fraco e o goleiro evitou o gol.

O fato de não marcar logo no início do jogo como planejou aumentou o nervosismo no Cruzeiro. Foram três cartões amarelos em sequência para Egídio (aos 32 minutos), Ariel Cabral (35) e Edílson (46). Ariel Cabral poderia até ter sido expulso aos 40, mas o árbitro Andre Luiz de Freitas Castro contemporizou em uma falta em Diego Tardelli. Não à toa, Adilson Batista sacou o jogador pouco depois.

No final do primeiro tempo, mais uma cena que exemplifica claramente o momento delicado do Cruzeiro. Sem motivo, alguns jogadores foram reclamar com o árbitro, em total desespero, sendo contidos por Adilson Batista, que teve de entrar no campo para evitar o pior.

O Cruzeiro ao menos era valente, lutava. Aos 13 minutos, um lance deu contornos ainda mais dramáticos ao momento cruzeirense. Robinho perdeu gol incrível e ainda se lesionou na jogada. Ele ainda tentou voltar, mas não conseguiu. Àquela altura, Adilson havia feito três mudanças. A equipe mineira teria de jogar com 10.

Não demorou muito para o Grêmio abrir o placar. Se faltou sorte para Robinho, sobrou para Ferreira, que havia entrado no lugar de Diego Tardelli. Aos 22, o garoto recebeu na área, chutou e contou com um desvio em Egídio para superar o goleiro Fábio.

Após o gol, o Cruzeiro se abriu ainda mais para buscar ao menos o empate, mas, com isso, deixou muito espaço para o Grêmio contra-atacar. E foi assim que Pepê fez fila, entrou na área e sofreu pênalti de Cacá aos 38. O próprio atacante bateu e marcou o segundo para fechar o placar.

O lateral-direito cruzeirense Edílson, na saída do gramado, criticou a diretoria e os próprios jogadores, mas pediu para a torcida manter a confiança até o final. ;Muita coisa errada no Cruzeiro neste ano. Mas trabalhamos dia a dia, temos muita força. Podemos sair desta situação. Eles (torcedores) estão nesta situação por nossa causa, por tudo o que a diretoria fez durante o ano. Quero que eles acreditem porque podemos sair desta situação;, comentou o experiente jogador.

Esta foi a quarta derrota seguida do time mineiro e o oitavo jogo sem vitória no Brasileirão. O zagueiro Cacá entende que a situação não é nada fácil, mas também mostra confiança. ;Foi um jogo muito difícil. Tivemos oportunidades, mas não soubemos aproveitar. Ainda não acabou. Está difícil, mas temos que sair dessa;, apontou o defensor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação