Superesportes

À espera do Liverpool

De dezembro de 1981 a dezembro de 2019: trinta e oito anos depois, Flamengo retorna à decisão com virada liderada por Bruno Henrique

Mariana Fraga*, Gabriel Escobar*
postado em 18/12/2019 04:39
[FOTO1]
O Flamengo está na final do Mundial de Clubes. Após vencer o Al-Hilal por 3 x 1, o rubro-negro garantiu a vaga na decisão e aguarda o vencedor de Liverpool da Inglaterra e Monterrey do México. A finalíssima será no sábado, às 14h30.

Quem esperava uma classificação fácil para a tão sonhada final se enganou. O Flamengo sofreu para eliminar o campeão asiático Al-Hilal nas semifinais. O time da Arábia Saudita abriu o placar no primeiro tempo, em bela jogada coletiva, com Salem. Acuado, o Flamengo teve dificuldades na criação e cedeu oportunidades para os sauditas ampliarem.

No segundo tempo, o Flamengo voltou a ser o Flamengo que dominou o futebol do Brasil e da América em 2019. Com marcação alta e participação ofensiva de Gabigol, Arrascaeta e do sempre decisivo Bruno Henrique, campeão da Libertadores virou a partida e sacramentou a classificação. Arrascaeta igualou o placar. Bruno Henrique e Al-Bulayhi (contra) fecharam a conta.

Classificado, o Flamengo espera o vencedor de Liverpool e Monterrey na decisão do Mundial de Clubes. A torcida do Flamengo se apoia no passado para acreditar num triunfo diante do Liverpool, favorito ao título. Em 1981, o time carioca venceu os Reds no Mundial, chamado à época de Copa Toyota, e a legião rubro-negra pede o mundo de novo.

Autor do gol da virada do Flamengo na vitória sobre o Al Hilal por 3 x 1 e eleito o melhor jogador da semifinal do Mundial de Clubes, o atacante Bruno Henrique admitiu que a equipe fez um primeiro tempo distante do pretendido, mas que tinha certeza de que o time iria virar na etapa final. ;Estou feliz por contribuir mais uma vez. A gente viu o jogo deles contra o Espérance, vimos que eles caíram muito de rendimento no segundo tempo. Nós conversamos no intervalo, o Mister disse para não diminuirmos a intensidade porque o time deles ia cansar. Foi o que aconteceu, e com a nossa qualidade, nós conseguimos virar o jogo;, afirmou Bruno Henrique, em entrevista à tevê Globo.

Responsável por igualar o placar no começo do segundo tempo, Arrascaeta concordou com o companheiro. ;No primeiro tempo, não conseguiu apertar (na marcação), eles tinham muito espaço para sair jogando. Na etapa final, encurtamos os espaços das linhas e conseguimos chegar com profundidade;, analisou. ;Treinamos para que possa acontecer no jogo da melhor forma;, acrescentou ao ser questionado sobre o entrosamento do setor ofensivo do Flamengo. ;Nós ficamos feliz pelo momento, queremos ficar ainda mais na história deste grande clube. Quero conquistar o Mundial. Depois de tanto tempo (1981), será bastante gratificante;, afirmou o uruguaio.

Para o técnico Jorge Jesus, a final de sábado contra Liverpol ou Monterrey será o mais importante de sua trajetória no futebol. ;Claro que é o jogo mais importante da minha carreira, assim como do outro treinador que for à final. É a cereja em cima do bolo na temporada que o Flamengo fez. É a final mais importante da minha carreira;, afirmou o português.

Em relação ao adversário da final, Jorge Jesus desconversou. ;Não vou escolher. Quando você chega ao Mundial, todas as equipes são fortes. Portanto, vamos nos preparar para o que acontecer. Nunca debruçamos análise tática sobre o Liverpool, porque tínhamos o Al Hilal antes;, afirmou o técnico.
Após alguma insistência, o treinador concordou que o Liverpool é favorito em uma hipotética decisão com o Flamengo. ;Claro que é, sem dúvida nenhuma, mas vamos com respeito. Quando chegamos, pensávamos em ser campeões do mundo, agora mais ainda;, avisou Jorge Jesus.

*Estagiários sob supervisão de Marcos Paulo Lima


;Nós conversamos no intervalo, o Mister disse para não diminuirmos a intensidade porque o time deles ia cansar. Foi o que aconteceu, e com a nossa qualidade, nós conseguimos virar o jogo;

Bruno Henrique, eleito o melhor do jogo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação