João Romariz*
postado em 19/12/2019 04:15

Há quase um mês longe da própria torcida, desde a derrota contra o Franca (21/11), o Universo/Brasília recebe o Corinthians, hoje, em uma espécie de revanche tardia dos playoffs da temporada passada do NBB. O clube paulista está na quinta colocação, com oito vitórias e quatro derrotas. A equipe brasiliense apresenta números opostos: quatro triunfos e oito resultados negativos. O duelo ocorrerá no Ginásio da Asceb, às 20h.
O não recebimento do patrocínio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e o atraso no pagamento de salários entraram em quadra, provocando queda no rendimento da equipe de Brasília. A sequência de quatro partidas longe de casa não fez bem para o time da capital. Começou com uma vitória sobre o São José, por 92 x 94, mas foi superado por Mogi, Unifacisa e Basquete Cearense. O que deixou o representante do DF em 13; lugar, fora da zona de classificação para os playoffs do NBB.
;Teremos dois jogos muito difíceis agora. Estamos treinando firme e nos preparando para buscar nossa vaga nos playoffs;, disse o técnico Ricardo Oliveira, comandante da equipe brasiliense desde o início do NBB.
Os jogadores mais experientes do elenco ganharam concorrentes a protagonistas nesta temporada. O armador Nezinho e o ala Arthur fazem boas partidas, mas têm companhias. Gui Santos e Rafa Moreira são os destaques da nova geração de Brasília. Nos últimos quatro jogos, Gui Santos somou 47 pontos e 12 assistências, enquanto Nezinho anotou 46 pontos e 25 assistências.
Na busca pela 12; colocação e uma vaga nos playoffs, o ala Rafa Moreira projeta dois grandes jogos contra Corinthians e Pinheiros. ;São duas partidas importantes em casa. Voltar a jogar em Brasília depois de quatro partidas fora tem um fator primordial. Sabemos da força que temos aqui e esses são jogos que podem nos dar um posicionamento legal na tabela;, afirma.
O Corinthians chega de ;ressaca; à capital. Após ter vencido o primeiro jogo fora de casa, o time paulista foi derrotado duas vezes pelo Botafogo, em São Paulo, e amargou o vice-campeonato da Liga Sul-Americana. A equipe alvinegra tenta esquecer a derrota e foca na boa campanha no NBB.
Até o fim de 2019, o Universo faz mais três partidas. Além do Corinthians, recebe outro time paulista. No sábado, é a vez de encarar o Pinheiros, às 17h, na Asceb. Para encerrar o ano, no dia 29, visita o Minas, às 11h.
*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito