Superesportes

A final que vale a pena

Firmino decide no fim, Liverpool bate Monterrey e encara Flamengo na decisão marcada para sábado. As duas equipes voltarão a duelar 38 anos após o título conquistado pelo rubro-negro carioca

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 19/12/2019 04:15
O atacante brasileiro Roberto Firmino saiu do banco de reservas para dar a vitória ao time inglês aos 45 minutos do segundo tempo
A aguardada final entre Flamengo e Liverpool, 38 anos depois, foi confirmada ontem. O time inglês garantiu vaga na decisão do Mundial de Clubes ao derrotar o Monterrey, com certa dose de sofrimento, por 2 x 1, em Doha, no Catar. O brasileiro Roberto Firmino definiu o duelo ao marcar aos 45 minutos do segundo tempo.

O resultado confirmou a esperada final entre os favoritos da competição organizada pela Fifa. A decisão está marcada para as 14h30 de sábado. Na terça-feira, o Flamengo venceu o Al Hilal por 3 x 1. Assim, as duas equipes vão reeditar a final de 1981, quando o time carioca, então liderado por Zico, surpreendeu o mundo ao aplicar 3 x 0 no time inglês e faturar o troféu.

Entre os dois favoritos, o Liverpool acabou sendo o time que mais sofreu na estreia. O técnico Jürgen Klopp surpreendeu ao escalar a equipe com apenas quatro titulares. O motivo é o desgaste recente do Liverpool, que tem oito jogos no calendário somente em dezembro, por quatro competições diferentes, entre jogos decisivos, como aconteceu na Liga dos Campeões.

Klopp escalou uma equipe mista. Deixou de fora, por precaução, o zagueiro Van Dijk e o volante Wijnaldum, e poupou Mané, Firmino e Alexander-Arnold. Assim, Henderson atuou improvisado na zaga, enquanto Milner jogou na lateral direita. Shaqiri e Lallana reforçaram o meio de campo.

Com essa formação, o Liverpool até começou no ataque, com uma finalização perigosa de Shaqiri aos quatro minutos, mas não escondia as limitações em comparação ao time titular, principalmente na defesa. Aos 11, Salah recebeu na intermediária, girou rápido e deu precisa enfiada para Keita entrar na área e bater na saída do goleiro Barovero: 1 x 0.

O gol, contudo, não mascarou as dificuldades do time inglês. Apenas dois minutos depois, o Monterrey buscou o empate. Após bate-rebate na área, o goleiro Alisson deu rebote e Funes Mori, sem qualquer marcação na pequena área, completou para as redes.

Na metade do primeiro tempo, o Liverpool registrava posse de bola de 73%. Porém, criava pouco. Salah era a única fonte de inspiração da equipe, que parava com facilidade na marcação mexicana e levava sustos constantes na defesa. Aos 26, Alisson precisou fazer bela defesa para evitar o gol de Pabón, em forte finalização da direita. As investidas do Monterrey eram sempre pela direita do ataque, nas costas do volante Henderson, improvisado na zaga.

No segundo tempo, o Monterrey criou a primeira boa oportunidade. Aos quatro minutos, Pabón cobrou falta com perigo e Alisson saltou para fazer linda defesa. Do outro lado, o Liverpool respondeu com Keita, que perdeu grande chance na marca do pênalti ao bater em cima do goleiro, aos 12.

Diante das dificuldades em campo, Klopp passou a recorrer aos titulares que deixara no banco. Mané e Alexander-Arnold entraram nas vagas de Shaqiri e Milner, na tentativa do treinador de furar a retranca mexicana. Na sequência, Firmino substituiu Origi, deixando o Liverpool com o tradicional trio de ataque completo somente aos 39.

As trocas valeram a pena. Em uma típica jogada do ataque inglês, Salah investiu pela linha de fundo, pela direita, e acionou o lateral Alex Arnold (outro que entrou somente no segundo tempo), que deu passe preciso para Firmino. Na pequena área, o brasileiro completou para as redes, aos 45 minutos do segundo tempo, e sacramentou a vaga do Liverpool na final do Mundial.


;É legal jogar contra uma equipe brasileira, com grandes jogadores. Tem um bom treinador, que está fazendo um belo trabalho. Não vai ser fácil, eles estão jogando muito bem. Eles têm vários jogadores rodados. A gente tem que
tomar cuidado e estar focado;

Roberto Firmino, atacantedo Liverpool

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação