Superesportes

Fumaça desafia as estrelas

Com chance de interrupção devido aos incêndios que assolam o país, Aberto da Austrália inicia hoje. Serena Williams busca recorde

Correio Braziliense
postado em 19/01/2020 04:06



Enquanto os incêndios florestais seguem ocorrendo em partes do país, o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, começa hoje, em Melbourne, e, se tudo der certo, segue até 2 de fevereiro. Os organizadores do evento explicaram, na sexta-feira, a política definida sobre a qualidade do ar, que se baseia em uma análise científica de algo chamado “classificação de partículas finas”, mas também dando aos árbitros do torneio o direito de iniciar ou parar as partidas.

Alguns jogadores questionaram a realização das partidas do qualifying na semana passada, com a qualidade do ar de Melbourne estando entre as piores do mundo por causa da fumaça vinda de incêndios a cerca de 160km a leste da cidade. Na terça-feira, a eslovena Dalila Jakupovic caiu de joelhos na quadra com um forte ataque de tosse, enquanto o australiano Bernard Tomic pediu atendimento médico porque estava com problemas para respirar.

As medições da qualidade serão feitas diariamente e as condições, classificadas em uma escala de 1 a 5, com 1 sendo “boas condições de jogo” e 5 representando um ambiente tão inadequado que suspenderia a competição. Mas mesmo no pior cenário, a suspensão não seria imediata, ocorrendo quando o número de games disputados no set for par ou após a conclusão de um tie-break.

Nas três quadras com teto retrátil, os jogos serão interrompidos para que sejam cobertas, sendo retomados assim que a qualidade do ar estiver abaixo do nível 5. Quando se decidir pela retomada de uma partida, os tenistas terão 30 minutos para voltar à quadra.

Feminino
A mais jovem tenista da chave do Aberto da Austrália vai estrear diante da mais experiente. O sorteio da chave feminina do primeiro Grand Slam da temporada determinou que as norte-americanas Coco Gauff, de 15 anos, e Venus Williams, de 39, vão se encontrar na primeira rodada.

O duelo ocorreu em 2019 na estreia em Wimbledon, com Gauff superando Venus e depois realizando uma campanha histórica, que a tornou a mais precoce tenista a atingir as oitavas de final em Londres desde Martina Hingis em 1996.

A vencedora poderá se encontrar na terceira rodada com a japonesa Naomi Osaka, atual campeã em Melbourne. E quem triunfar nesse confronto potencialmente poderá encarar a também norte-americana Serena Williams, dona de 23 títulos de Grand Slam, nas quartas de final.

Sete vezes campeã em Melbourne, Serena tentará novamente igualar o recorde de títulos de Grand Slam de Margaret Court.

Ela será a oitava cabeça de chave em Melbourne e estreará contra Anastasia Potapova. Osaka jogará na primeira rodada com Marie Bouzkova.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags