Superesportes

Festa no interior

Após sete anos, um clássico do futebol do estado volta a ser disputado fora da capital, desta vez, com torcida única. Duelo entre Palmeiras e São Paulo ocorrerá na Fonte Luminosa, em Araraquara

Correio Braziliense
postado em 26/01/2020 04:06
Jogadores do Palmeiras treinam na Fonte Luminosa: hoje, time tem o primeiro desafio real do ano
O futebol paulista resgata, hoje, a partir das 16h, a tradição de levar para fora da capital os jogos entre os quatro principais clubes do estado. O encontro, válido pelo Campeonato Paulista, entre Palmeiras e São Paulo, na Fonte Luminosa, em Araraquara, marca o retorno dos clássicos ao interior após sete anos, com um grande diferencial em comparação às outras ocasiões: será a primeira partida com torcida única.

A última vez em que os quatro principais clubes do estado atuaram fora da capital ou da Vila Belmiro foi justamente em Araraquara. Pelo Campeonato Brasileiro de 2013, Corinthians e Santos empataram por 1 x 1. Já entre Palmeiras e São Paulo, os dois últimos jogos em outras cidades foram em 2012: um em Barueri e outro, em Presidente Prudente.

Em toda a história, os maiores rivais do futebol paulista atuaram 47 vezes fora de São Paulo ou de Santos. A maior parte dos confrontos ocorreu na década de 1990, quando 20 clássicos foram disputados em território “caipira” por diferentes campeonatos.

A incursão dos times grandes pelo interior se deu por motivos variados. Houve casos de falta de opção na capital por questões de segurança ou por obras em estádios e até o esforço das prefeituras em atrair os clubes. Um exemplo disso ocorreu em Presidente Prudente, local de seis clássicos entre 2009 e 2012. A cidade se encarregava de pagar o transporte e a hospedagem dos times, além de repassar a renda da bilheteria.

No caso do clássico de hoje, Araraquara foi a solução alternativa. O mandante, Palmeiras, está com seu estádio em obras, para a instalação da grama sintética, e recorreu primeiramente ao Pacaembu. Sem acordo com os novos responsáveis pela concessão do antigo estádio municipal, o clube optou pelo interior e escolheu a cidade pela grande concentração de palmeirenses.

Para o secretário municipal do Esporte e Lazer de Araraquara, Everson Inforsato, a procura do alviverde para reservar o estádio causou surpresa. “Eu penso que ajudou muito a nossa relação com o Palmeiras por termos sido a casa do time deles na Copinha nos dois últimos anos. Nós sempre recebemos bem e tivemos elogios sobre as instalações”, afirmou.

O preço do aluguel também é vantajoso. Se no Pacaembu a despesa não sairia por menos de R$ 35 mil, atuar na Fonte Luminosa será até 60% mais barato. “O aluguel pode chegar a até
R$ 15 mil. Com o valor, vamos comprar mais grades para ajudar na orientação e na organização do público”, contou o secretário.

Por questões de segurança, a partida de hoje terá somente torcedores do Palmeiras, para cumprir a determinação das autoridades estaduais, em vigor desde abril de 2016.
O técnico do alviverde, Vanderlei Luxemburgo, disse não se importar em atuar no interior. “Em 2004, fui campeão brasileiro pelo Santos jogando oito jogos fora de casa. Você tem de estar preparado para ganhar, independentemente de onde vai jogar”, frisou.



Repetição

O Palmeiras não tem desfalques, por isso, Luxemburgo deve repetir a equipe que goleou o Ituano por 4 x 0, na estreia. No São Paulo, o técnico Fernando Diniz deve fazer apenas uma mudança em relação ao time que venceu o Água Santa por 2 x 0 na primeira rodada: o lateral-esquerdo Reinaldo foi liberado da estreia para acompanhar o nascimento da filha Rebeca e volta a ficar à disposição.



Histórico

O passado dos clássicos no interior guarda capítulos importantes do futebol paulista. Um dos principais foi a final do estadual de 1995, entre Corinthians e Palmeiras. Com o Pacaembu e o Morumbi em reformas, Ribeirão Preto recebeu os dois jogos da decisão, vencida pelo alvinegro. Apesar de ter sido disputado por pontos corridos, o estadual de 2005 teve a definição no interior. O São Paulo garantiu o título ao empatar com o Santos por 0 x 0, em Mogi Mirim. O interior foi ainda o local do primeiro gol de Ronaldo pelo Corinthians, em 2009. Ele marcou no 1 x 1 com o Palmeiras, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista.



Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luis; Gabriel Menino e Ramires; Dudu, Lucas Lima e Raphael Veiga; Luiz Adriano
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

São Paulo
Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes; Helinho, Vitor Bueno e Pablo
Técnico: Fernando Diniz

16h

Fonte Luminosa
Araraquara (SP)
Paulistão — 2ª rodada



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags