Superesportes

Os interesses por trás da rivalidade

Flamengo e Fluminense fazem clássico pela quarta rodada da Taça Guanabara, hoje, no Maracanã. Histórico mostra que o rubro-negro é um habitual aliciador de talentos revelados pelo tradicional adversário

Correio Braziliense
postado em 29/01/2020 04:07
Formado em Xerém, o meia Gerson voltou da Itália para ser peça fundamental nas conquistas do Fla em 2019
Flamengo e Fluminense fazem o segundo clássico do Campeonato Carioca de 2020, hoje, às 20h30, pela quarta rodada da Taça Guanabara, no estádio que serve de casa para os dois. A parceria na administração do Maracanã — fixada em abril do ano passado e renovada até abril deste ano — não diminuiu a rivalidade entre os dois times dentro de campo nem intimidou o rubro-negro de buscar jogadores formados pelo arquirrival, fazendo jus às origens do clube fundado em 1911 por ex-jogadores do tricolor após cisão no time. Do badalado elenco flamenguista desta temporada, Gerson e Pedro vieram de Xerém.

A contratação de Pedro marcou o retorno de mais uma jovem promessa brasileira da Europa. O atacante de 22 anos custará cerca de 1 milhão de euros (R$ 4,6 milhões) pelo empréstimo até o fim da temporada. Após uma breve passagem pela italiana Fiorentina, Pedro comemora a chance de jogar no clube do qual é torcedor desde a infância. Ele adiantou que não deixará de fazer a tradicional comemoração de reverência, caso marque contra o ex-clube. Sinal de que não guardou mágoas por ter sido dispensado na base rubro-negra antes de se profissionalizar no Flu.

Essa não é a primeira vez que o rubro-negro busca por um centroavante que fazia sucesso nas Laranjeiras. Henrique Dourado foi contratado pelo Flamengo depois de ser artilheiro do Brasileirão de 2017 ao lado de Jô, com 18 gols. O Ceifador chegou à Gávea com objetivo de suprir a ausência de Paolo Guerrero, suspenso pela Fifa por doping. Mas não conseguiu desempenhar um bom futebol e acabou transferido para a China no início de 2019. Pelo Fla, também passaram Thiago Neves, Roger Flores e Toró, após se destacarem no rival tricolor.

Mas o caso de Pedro tem mais semelhanças com a contratação de outro talento polido na equipe das Laranjeiras. O meia Gerson chegou ao Flamengo no meio de 2019 após três anos na Europa. Apesar de ter sido especulado por clubes como Manchester City, Chelsea, Barcelona e Juventus, foi contratado pela Roma por 16 milhões de euros, onde passou duas temporadas, antes de ser emprestado para a Fiorentina, com objetivo de ter mais espaço. Na volta ao futebol brasileiro, rapidamente se destacou no Flamengo, que conquistou a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro no ano passado.

Além do clube de formação, Pedro e Gerson têm em comum a possibilidade apresentada pelo Flamengo de voltar para a cidade natal e para o convívio com a família. No Rio de Janeiro, apenas o Flamengo conseguiria apresentar propostas financeiras contundentes para trazer os dois dos respectivos times europeus. O projeto com chances reais de títulos é outro fator que vem fazendo os garotos cobiçados pelo futebol internacional aceitarem a transferência. Fator que ainda pode aproximá-los de uma chance na Seleção Brasileira.

Assim como Pedro, Gerson chegou a jogar na base do time de futsal do Flamengo. Mas a falta de ajuda de custo fez com que o garoto saísse do clube e, posteriormente, virasse uma das maiores promessas da base do Flu. O que não o impediu de defender a camisa rubro-negra anos depois. “Quando surgiu a possibilidade de ir para o Flamengo, meus olhos brilharam. Minha cidade, meu país, clube de coração, perto dos familiares e, acima de tudo, com a possibilidade de disputar as melhores competições podendo conquistar títulos. Não podia dizer não ao clube pelo qual sempre torci na infância”, disse Gerson, em entrevista à Fox.

O elenco principal do Flamengo se reapresentou na segunda-feira e ainda não entrará em campo para o clássico. O time continuará a ser formado pela garotada da base e comandado por Maurício Souza. A opção do técnico Jorge Jesus é em função da final da Supercopa, em fevereiro, contra o Athletico Paranaense. Segundo o português, a maior parte do grupo titular e as novas contratações entrarão em campo contra o Resende, na próxima rodada do Estadual. O Fluminense usa o Carioca como oportunidade para o técnico Odair Hellmann conhecer melhor os jogadores e dar ritmo aos atletas.


“Quando surgiu a possibilidade de ir para o Flamengo, meus olhos brilharam. Não podia dizer não ao clube pelo qual sempre torci na infância”
Gerson, meia do Flamengo



FICHA
Taça Guanabara – 4ª rodada
Horário:
20h30
Local: Estádio Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Flamengo
Gabriel Batista; João Lucas, Matheus Dantas, Rafael Santos e Ramon; Hugo Moura, Vinícius, Pepê, Rodrigo Muniz; Bill e Lucas Silva.
Técnico: Maurício Souza

Fluminense
Muriel; Gilberto, Digão (Matheus Ferraz), Luccas Claro e Egídio; Henrique, Hudson, Yago Felipe, Nenê; Matheus Alessandro, Felippe Cardoso
Técnico: Odair Hellmann



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags