Superesportes

Djokovic vezes oito

Sérvio derrota Dominic Thiem na final do Aberto da Austrália e lembra, emocionado, do amigo e mentor Kobe Bryant. Além disso, tira Rafael Nadal da liderança do ranking masculino da ATP

Correio Braziliense
postado em 03/02/2020 04:35
Em número de grand slams, Djokovic está a um título de Nadal e a dois de Federer. O sérvio considera o Aberto da Austrália seu torneio favorito
Novak Djokovic conquistou pela oitava vez o Aberto da Austrália, ao vencer na final o austríaco Dominic Thiem, ontem, em Melbourne, triunfo que representou sua 17º conquista de torneio Grand Slam e a recuperação da liderança do ranking mundial. O sérvio, que venceu em cinco sets, com parciais de 6-4, 4-6, 2-6, 6-3 e 6-4, fica a dois grand slams de Rafael Nadal (19) e a três de Roger Federer (20), na disputa entre as três lendas do tênis.

“Sem dúvida é meu torneio favorito e sou um abençoado por tê-lo conquistado oito vezes”, declarou “Djoko”, após receber o troféu. Aos 32 anos, ele desbanca Nadal — eliminado por Thiem nas quartas de final da Austrália — da condição de número 1 do ranking da ATP. No discurso de campeão, prestou uma emocionada homenagem a Kobe Bryant, astro do basquete morto há uma semana em um acidente de helicóptero. O americano era um grande amigo do sérvio, que sempre se refere a ele como seu mentor.

Thiem, de 26 anos, perdeu sua terceira final de Grand Slam, após as derrotas para Nadal em Roland Garros 2018 e 2019. “Parabéns, Novak, ao lado de Roger (Federer) e Rafa (Nadal) vocês elevaram o tênis a outro nível. Me sinto honrado em jogar nesta era, mesmo se nesta noite me faltou um pouco para ganhar”, parabenizou Thiem durante a cerimônia de premiação.

Apesar da derrota, o tenista austríaco ganhará uma posição no ranking mundial, pulando do quinto para o quarto lugar — ultrapassa o russo Daniil Medvedev — ficando atrás apenas das três lendas vivas que citou em seu discurso.

A decisão foi uma montanha russa, com os jogadores alternando-se no comando das ações. Djokovic começou melhor, depois seu jogo caiu muito e Thiem assumiu o controle com autoridade. Quando parecia certo que o austríaco venceria seu primeiro Grand Slam, o sérvio se recuperou e impôs a sua categoria. Pela primeira vez o sérvio venceu a final de um dos quatro maiores torneios do tênis após estar perdendo por 2 sets a 1.

Djokovic começou a decisão a 100 km/h, conquistando cedo uma quebra de serviço e abrindo 4/1 no primeiro set. O austríaco, porém, logo colocou seu jogo em ordem e reagiu com a devolução da quebra. Quando a parcial estava 5/4 para Djokovic, Thiem teve um game de saque ruim e, com uma dupla falta, cedeu ao adversário a vantagem na partida.

Quem imaginou que o austríaco de 26 anos desabaria após esse momento ruim se enganou. Ele se manteve firme e logo abriu uma quebra de saque de vantagem sobre Djokovic. Lutando muito, o sérvio conseguiu quebrar Thiem de volta para empatar o segundo set em 4/4, mas jogou muito mal no game seguinte e viu o adversário fechar a parcial em 6/4.

A perda do segundo set abalou muito Djokovic, que começou o terceiro perdendo quatro games seguidos. O sérvio, que perdera quatro dos cinco últimos confrontos com Thiem, demonstrava problemas físicos e, embora tenha reagido no fim da parcial, não teve como evitar a derrota por 6/2.

Faltava só um set para Thiem conquistar o maior título de sua carreira, mas Djokovic retornou com tudo. Recuperado física e mentalmente, ele voltou a lutar por todos os pontos e teve sua recompensa no oitavo game, quando quebrou o saque do oponente. Na sequência, teve mais um bom game de serviço e fechou a parcial em 6/3, levando a decisão ao quinto set.

Em melhor momento psicológico, Djokovic obteve uma quebra de saque logo no terceiro game, e isso se mostrou fatal para Thiem. O austríaco não jogou a tolha e chegou a ter duas chances de quebra, mas o sérvio fechou-lhe a porta com a autoridade de um octocampeão e, no décimo game, sacou com muita firmeza para fechar o jogo e levantar a taça uma vez mais na Arena Rod Laver, seu palco favorito.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags