Correio Braziliense
postado em 09/02/2020 04:06
Se não vai na técnica, vai na insistência. Depois de perder as três partidas que disputou no Candangão, o Sobradinho fez valer o mando de campo e venceu de virada a equipe do Unaí, ontem, no Augustinho Lima. Com a vitória, o Leão da Serra, campeão em 2018, deixa a última posição e ganha sobrevida no campeonato.
A chuva fria e o gramado irregular prejudicaram o toque de bola dos dois times. O primeiro tempo foi marcado por muitos lançamentos diretos, passes errados e poucas jogadas de perigo. No primeiro tempo, o Unaí chegou perto do gol em chute forte de Paulo Matos, um dos atletas mais experientes da equipe mineira. Aos 18 minutos da primeira etapa, Elber foi lançado em velocidade pela ponta esquerda e acha Felipe Hulk sozinho na área, que chuta para fora.
A proposta do técnico Rubinho Guerra era clara: buscar o gol a todo momento, mas com respeito ao time adversário e sem dar espaços na defesa. Para o Sobradinho, apenas a vitória interessava. Por conta disso, o técnico Rúbio Alencar lançou o time ao ataque, que pecava no toque de bola e nas finalizações.
Duas das principais chances de gol para os donos da casa surgiram pelo lado direito. Aos 30 minutos, o zagueiro mineiro Felipe, de apenas 17 anos, desviou um cruzamento e a bola sobrou limpa para Gabriel Vitor, que chutou fraco pra fora. Aos 38, o centroavante Danilo surgiu em jogada de velocidade e cabeceou à direita do gol de Jonathan. Nos acréscimos do primeiro tempo, o zagueiro Bruno Van Dal, do Unaí, cobrou uma falta quase do círculo central do campo com muito perigo e obrigou o goleiro Uoston a fazer boa defesa.
Na volta do intervalo, o Verdão da Serra apostou em maior velocidade para criar chances de gol. Rogério Sena entrou no lugar do centroavante Guibson. A mudança trouxe resultado, mas em jogada de bola parada: Rogério Sena sofre falta pelo lado esquerdo e o cruzamento de Paulo Matos encontra o zagueiro Bruno Van Dal após desvio na zaga: 1 x 0 para os visitantes aos 16 minutos da etapa complementar, de cabeça.
O prejuízo no placar obrigou os campeões candangos de 2018 a se lançarem ao ataque. A estratégia deu certo. Aos 32 minutos, o zagueiro Bruno cometeu falta dentro da área. Pênalti que o zagueiro Douglas mandou para fora. Mas a cobrança foi anulada: o árbitro Marcello Rudá mandou voltar o pênalti a favor do Sobradinho após invasão do Unaí antes da cobrança. Na segunda chance, Douglas não perdoou. O empate no placar reacendeu o jogo e forçou os dois times a se lançarem em busca do resultado. Um jogo aberto, com muitos erros de passe e chutes para fora.
Sufoco
O gol da vitória do Sobradinho saiu apenas nos acréscimos. Aos 46 minutos, o meia Sami Dimas cobrou falta pelo lado direito de ataque e encontrou o capitão Felipe Marcelino dentro da área. Cabeçada forte, à meia altura, que o goleiro Jonathan não conseguiu defender.
Após o jogo, o zagueiro Felipe desabafou. “A gente vem treinando muito. Sabemos que a situação (do Sobradinho) não está fácil, mas consegui fazer o gol da virada e tenho certeza de que vamos melhorar mais”, disse o autor do gol da vitória à transmissão da TV Brasília. Pelo lado do Unaí, Bruno Van Dal criticou a arbitragem, mas admitiu que o Verdão pecou no fim do jogo. “Não achei que foi falta no segundo gol, mas todos estamos sujeitos a erro. Acho que faltou um pouco mais de garra ao nosso time para segurar o resultado. Agora é descansar para fazer nosso trabalho em casa”, analisou o zagueiro.
Nos outros jogos, o Gama goleou o Ceilândia fora de casa: 6 x 0 no Abadião, com destaque para o atacante Michel Platini, autor de dois gols. No confronto entre Paranoá e Real, mais uma chuva de gols. O Real Brasília venceu fora de casa por 4 x 0, com direito a três gols do atacante Gilvan. Os dois times dividem a liderança da competição com 12 pontos.
Ontem
Ceilândia 0 x 6 Gama
Paranoá 0 x 4 Real
Sobradinho 2 x 1 Unaí
Hoje
Ceilandense x Brasiliense
10h30 Abadião
Taguatinga x Capital
11h Serejão
Luziânia x Formosa
15h30 Serra do Lago
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.