Superesportes

Voto de paz pelo fim da guerra

Entenda por que o clássico de amanhã entre Brasiliense e Gama virou questão de Estado. Partida terá público, mas com ressalvas

Correio Braziliense
postado em 14/02/2020 04:07
Confusão foi generalizada no clássico de 2017: houve confronto entre torcedores de Brasiliense e Gama no gramado do Bezerrão e o jogo foi encerrado Seis de fevereiro deste ano. Luziânia (GO). Torcedores de uma uniformizada do Gama planejam ir até o Estádio Serra do Lago, palco do duelo entre Brasiliense e Paysandu pela primeira fase da Copa do Brasil. A Polícia Militar de Goiás acompanha a movimentação pelas redes sociais e prepara um plano. Permite que o bando se aproxime do estádio, mas intercepta o plano de transformar a arquibancada em praça de guerra. A intenção era bater de frente com uma organizada do Brasiliense. Mesmo impedidos de irem às arenas, “torcedores” do Jacaré comparecem vestidos à paisana. O jogo terminou em paz graças a uma ação silenciosa dos órgãos de segurança.

Depois de monitorar cada passo dos baderneiros do Gama, a PM-GO os impediu de entrar no estádio. Eles ficaram detidos na chuva, nas proximidades do Serra do Lago e liberados horas depois da saída dos torcedores do Brasiliense a fim de evitar o confronto. Os policiais não agiram com violência.

O bastidor apurado pelo Correio deixou os órgãos de segurança do Distrito Federal em alerta para o clássico de amanhã, às 15h30, no Serejão. Durante o dia de ontem, houve impasse para a liberação do estádio localizado em Taguatinga e até mesmo sobre a presença ou não de público na Boca do Jacaré.

O martelo só foi batido no início da noite. O duelo de maior rivalidade da capital ganhou voto de confiança da Federação de Futebol do Distrito Federal, da Polícia Militar, do Serviço de Segurança Pública e do Ministério Público, mas com ressalvas. “A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) esclarece que a torcida do Brasiliense não pode adentrar os estádios, conforme determinação judicial. Por isso, o jogo terá torcida única. A PMDF acrescenta, ainda, que, em novembro do ano passado, a corporação realizou uma vistoria e liberou o uso do estádio. Em janeiro deste ano, uma nova visita foi feita e constatado que o estádio tem condições de jogo”, avisou o órgão em resposta ao Correio.

A Defesa Civil também se pronunciou à reportagem. “O estádio Elmo Serejo, o Serejão, localizado em Taguatinga, foi liberado para realização de partidas de futebol após vistoria técnica que avaliou condições estruturais e parte elétrica. O laudo de liberação, expedido pela subsecretaria, é válido até 21 de junho deste ano”.

Quando a tabela do Candangão foi divulgada em novembro do ano passado, o clássico estava marcado para domingo (16). Porém, o anúncio da realização da Supercopa do Brasil com o campeão do Brasileirão, Flamengo, e o vencedor da Copa do Brasil, Athletico-PR, no Mané Garrincha, na mesma data, provocou a antecipação.

Choque de datas

“Não seria possível que os dois jogos acontecessem no mesmo dia, devido ao policiamento e à segurança. Como há o interesse da federação no evento (Supercopa do Brasil), a gente não viu problema em mudar a data”, disse Márcio Coutinho, o Careca, diretor de departamento técnico da FFDF.

A briga entre vândalos das uniformizadas do Gama e do Brasiliense é recorrente. A solução, de acordo com Márcio Coutinho, é engajar os atletas na conscientização da torcida. “A minha ideia é fazer uma campanha com os jogadores com o objetivo de pedir paz aos torcedores. Vamos pedir para que os torcedores vão ao estádio torcer e gritar. Se for para ter competição entre torcidas, que seja de quem grita mais alto, ganha”, suplica.

Em 2017, a briga também aconteceu dentro de campo. O centroavante Nunes, do Gama, jogador do Brasiliense à época, e o lateral direito Dudu Gago, do alviverde, iniciaram uma confusão que se estendeu para as arquibancadas e os torcedores invadiram o gramado. As imagens da selvageria rodaram o Brasil e o mundo. Há registro de confrontos até no metrô de Ceilândia num dia em que os dois clubes não haviam se enfrentado.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags