Superesportes

`Altitude` de vencedor

Rubro-negro se despede da capital rumo ao Equador, onde jogará a 2.850 metros do nível do mar, no primeiro jogo da Recopa. Técnico Jorge Jesus admite desconhecer o ambiente que castiga os jogadores

Correio Braziliense
postado em 18/02/2020 04:08
Jorge Jesus no CT do BrasilienseQuatro dias, três treinos, um título e muita festa. Assim foi a passagem do Flamengo pela capital federal. Ontem, a delegação carioca fez o último treino em Brasília, e os torcedores puderam ver os ídolos de perto, com os reservas no gramado, enquanto os titulares foram para a academia em exercício regenerativo. No fim da tarde, a delegação embarcou para o Equador, em voo fretado, para tentar o título da Recopa Sul-Americana. O rubro-negro, campeão da Libertadores, enfrentará o Independiente Del Valle, vencedor da Sul-Americana, em duelo de ida e volta.

A primeira partida será amanhã, às 22h30, no Estádio Rumiñahui, em Quito à 2.850 metros de altitude. Pela primeira vez, o técnico português Jorge Jesus disputará uma partida em campo tão elevado. Na coletiva de imprensa após o título da Supercopa do Brasil, o ‘Mister’ citou a inexperiência, mas acredita no trabalho.

“Vamos tentar recuperar a equipe para um ambiente que não conheço bem, que é a altitude. Mas o Flamengo não ganha só por ter um time de qualidade, mas pela estrutura e uma Nação. Temos um departamento competente, que está preparando os jogadores há alguns dias. Não temos muito tempo. Vou ver como a equipe vai reagir fisicamente até lá”, ressaltou o treinador.

O duelo de volta pode proporcionar um título inédito na prateleira da Gávea. O Flamengo tenta, pela primeira vez na história, levantar um troféu internacional dentro de casa, no Maracanã. A Libertadores de 1981 foi conquistada no Uruguai, e a de 2019, no Peru. Levantou a Mercosul de 1999, sobre o Palmeiras, no Palestra Itália e a Copa Ouro, de 1996, no Vivaldão, em Manaus.

A data do jogo da volta está marcada para a quarta-feira de cinzas (26/2), às 21h30, no Maracanã. Jorge Jesus reconhece o tamanho do carnaval no Brasil, mas vê outras prioridades. “É uma data cultural no Brasil. Em Portugal, temos um dia de feriado. Vocês têm uma semana. Mas no futebol, quando se enquadra o calendário, nós temos de olhar primeiro para a responsabilidade. Por conta do segundo jogo da Recopa, este carnaval deixará de existir. Vai ser mais em casa”, explicou Jesus.

Além da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, o rubro-negro está na final da Taça Guanabara, no próximo domingo, diante do Boavista, podendo conquistar três títulos em 10 dias.

Desfalques

Léo Pereira, zagueiro recém-contratado do Athletico-PR, sentiu uma dor na coxa esquerda no clássico contra o Fluminense e não viajou com o elenco. O defensor veio para Brasília assistir à final e comemorar o título com os companheiros. Mas voltou para o Rio de Janeiro com Gabigol.

O melhor jogador da partida contra o Athletico-PR, Gabriel Barbosa, também está fora do duelo contra o Del Valle. O artilheiro foi expulso na final da Libertadores, contra o River Plate, e está suspenso da partida de ida da Recopa. O substituto deve ser o centroavante Pedro.

“Vamos tentar recuperar a equipe para um ambiente que não conheço bem, que é a altitude. Mas o Flamengo não ganha só por ter um time de qualidade, mas pela estrutura e uma Nação. Temos um departamento competente, que está preparando os jogadores há alguns dias”
Jorge Jesus, técnico do Flamengo


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags