Superesportes

A nova onda de artilheiros

Em tempos de preferência por %u201Cfalsos 9%u201D, Flamengo, Borussia Dortmund e Leipzig comemoram semana decisiva de jovens centroavantes nascidos no Brasil, na Noruega e na Alemanha

Correio Braziliense
postado em 21/02/2020 04:17
Pedro FlamengoRomário, Klose, Eusébio e Batistuta foram jogadores que marcaram época pela capacidade de fazer gols. O camisa 9 de menos movimentação e mais artilheiro caiu em desuso nos últimos anos devido à falta de centroavantes com características artilheiras. O ótimo posicionamento na grande área, o poder de finalização e a capacidade de fugir da marcação são os pontos fortes dos jovens goleadores. O brasileiro Pedro, o norueguês Erling Haaland e o alemão Timo Werner tomaram conta da área e das capas dos jornais nesta semana.

Erling Haaland é o mais jovem do trio — e o mais promissor. Aos 19 anos, o norueguês saiu do RB Salzburg-AUT para o Borussia Dortmund-ALE e impressiona pelos ótimos números. Na atual temporada, anotou 39 gols em 29 partidas e deu oito assistências. A média é de um gol a cada 49 minutos em campo.
Comparado a Ibrahimovic pela altura (1,94m) e boa movimentação, o norueguês protagonizou uma arrancada incrível na última partida contra o PSG.  Precisou de 6.64 segundos para fazer 60 metros, um registo que o colocaria a apenas três décimos do recorde mundial de Christian Coleman (6.34). Halland é a esperança para sua seleção. A Noruega disputará a repescagem da Eurocopa, em março, contra a Sérvia.

Pedro Guilherme Abreu dos Santos, 22 anos, é centroavante do Flamengo. Embora seja reserva de Gabigol, Pedro sempre que entra leva perigo ao gol adversário. Atuou apenas 53 minutos na temporada, anotou três gols e deu uma assistência. O posicionamento na grande área e o poder de finalização são as características que qualificam o atacante rubro-negro.

Convocado por Tite em 2018, quando jogava pelo Fluminense, Pedro não chegou a atuar com a camisa canarinha por conta de uma lesão. Especialista citam o jogador como o futuro dono da posição na Seleção Brasileira.  

Timo Werner, 23 anos, é o destaque alemão pela alta intensidade e o bom arremate de longa e média distância. Desejado por gigantes ingleses, faz sua quarta temporada pelo RB Leipzig-ALE. Marcou o único gol da vitória sobre o Tottenham-ING no duelo de ida das oitavas da Liga dos Campeões e outros 25 gols em 32 partidas. Dificilmente fará mais uma jornada pelo time alemão.

Werner é nome certo nas convocações de Joachim Löw, técnico alemão. São 15 jogos e oito bolas na rede com a camisa germânica. As boas atuações alimentam comparações com Miroslav Klose. Werner foi medalha de prata nos Jogos do Rio-2016.

Prova dos 9

O falso 9 é jogador que atua centralizado no ataque, mas não é uma referência, um jogador de área. A função, cujo primeiro expoente foi o austríaco Matthias Sindelar nos anos 1930, ganhou força com Lionel Messi n o Barcelona de Pep Guardiola para dar mobilidade aos ataques por todo mundo. No duelo pela Recopa Sul-Americana, Jorge Jesus, técnico do Flamengo, apostou em Bruno Henrique como falso 9, enquanto Pedro ficou no banco. BH conseguiu marcar um gol, mas saiu lesionado. Pedro entrou no time e também balançou a rede.

Na Liga dos Campeões, no duelo entre Borussia e PSG, o jovem Halland marcou dois gols e deu a vitória ao time alemão. A trupe parisiense, comandada por Thomas Tuchel, entrou com Mbappé no papel de falso 9. A aposta do PSG não deu certo. Enquanto isso, Halland marcava duas vezes pelo Borussia.

Também pelas oitavas do maior torneio de clubes do mundo, o inglês Tottenham recebeu o alemão RB Salzburg. Sem Harry Kane e Son no ataque inglês, o brasileiro Lucas Moura atuou como o jogador mais avançado, fora da posição de origem. A partida terminou com vitória do time alemão por 1 x 0 e gol marcado por Timo Werner, centroavante de origem da equipe alemã.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima



Pedro

22 anos
Flamengo (Brasil)

36 gols

105 jogos

Média
0,34 gol por partida


Erling Haaland

19 anos
Borussia Dortmund (Alemanha)

78 gols

99 jogos

Média
0,78 gol por partida



Timo
Werner

23 anos
RB Leipzig
(Alemanha)

118 gols

288 jogos

Média
0,40 gol por partida

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags