Superesportes

Surto de coronavírus pressiona decisão sobre a Olimpíada

É mais provável que a Olimpíada deste ano seja cancelada do que transferida de local ou adiada

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 04:06
O novo Estádio Olímpico de Tóquio é o palco da abertura, em 24 de julhoUm importante integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI) disse ontem que, caso seja comprovado que a epidemia de coronavírus se tornou perigosa demais, é mais provável que a Olimpíada deste ano seja cancelada do que transferida de local ou adiada.

“Vai chegar o momento em que as pessoas vão ter de perguntar: ‘essa situação está sob controle o suficiente e nós podemos ficar confiantes sobre ir a Tóquio?’”, questionou o canadense Dick Pound, membro do COI desde 1978, o que o torna o mais antigo ainda em atividade no comitê.

Para ele, o mês de maio será a data-limite para uma definição a respeito da manutenção dos Jogos. “Várias coisas têm de começar a acontecer (nessa época). Você tem de começar a elevar a segurança, a comida, a Vila Olímpica, os hotéis. As pessoas de mídia deverão estar lá construindo seus estúdios. Se os Jogos não puderem ir adiante como planejado, provavelmente deveremos olhar para um possível cancelamento”, completou.

Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde), a epidemia de coronavírus já matou cerca de 2.600 pessoas ao redor do mundo, a maioria na China. Além de países asiáticos, já foram identificados casos na Europa. Apenas na Itália são 220 infectados e sete mortos. Nesta semana, Kuwait, Bahrein, Afeganistão, Iraque e Omã registraram seus primeiros infectados.

Torneios qualificatórios  para a Olimpíada já tiveram de ser remarcados, como o de futebol feminino, levado de Wuhan, na China, para a Austrália. O de basquete saiu da China para a Sérvia. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags