Superesportes

Adeus a um senhor campeão

Dono de títulos relevantes por Grêmio e Botafogo, Valdir Espinosa morre aos 72 anos após complicações em cirurgia no abdômen

Correio Braziliense
postado em 28/02/2020 04:16
Valdir Espinosa e Renato Gaúcho: parceria vencedora no Grêmio, com título da Libertadores e do Mundial em 1983Valdir Espinosa morreu ontem, aos 72 anos, por complicações após passar por uma cirurgia no abdômen no Rio de Janeiro. Como treinador, os principais títulos conquistados foram a Copa Libertadores e o Mundial Internacional de 1983 com o Grêmio e o Campeonato Carioca de 1989 com o Botafogo. Ele ocupava o cargo de gerente de futebol do time alvinegro.

Nascido em Porto Alegre, Espinosa iniciou a carreira no futebol como lateral-direito do Grêmio. Foi jogador durante oito anos, tendo passado ainda por CSA, Esportivo e Vitória, até se tornar técnico.

Espinosa rodou por diversos clubes do Brasil, com destaques para as passagens por Grêmio e Botafogo, times pelos quais possuía mais identificação, por ter alguns dos títulos emblemáticos da história de ambas as equipes: o Mundial de 1983 pelo time gaúcho, dirigindo nomes como Hugo De León, Mário Sérgio, Paulo César Caju e Renato Gaúcho, e o Estadual de 1989 pelo alvinegro carioca, encerrando um jejum de 20 anos graças ao gol marcado por Maurício na decisão contra o Flamengo.

Ele também comandou equipes do exterior, como o Cerro Porteño, do Paraguai, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, o Tokyo Verdy, do Japão, e o Las Vegas City, dos Estados Unidos.

Aos 72 anos, Espinosa havia passado por uma cirurgia na região do abdômen no último dia 17, teve complicações e não se recuperou. Ele deixa a mulher, Graça, e os filhos Rivelino e Allan.

Em homenagem a Espinosa, o Botafogo decretou luto de três dias. O velório foi realizado no Salão Nobre de General Severiano, ontem, das 15h às 22h. “É com muita dor e imenso pesar que o Botafogo de Futebol e Regatas comunica o falecimento do professor Valdir Espinosa, aos 72 anos. Comandante do título Carioca em 1989, Espinosa exercia a função de gerente técnico desde dezembro de 2019. Muito querido no Clube por torcedores e por quem conviveu com ele no dia a dia, Espinosa vai fazer muita falta.”

“Sua liderança, exemplo e ensinamentos seguirão no Botafogo como legado dessa figura tão representativa na história do clube. O presidente Nelson Mufarrej decretou luto oficial de três dias. Em sinal de respeito por este grande profissional, o pavilhão alvinegro de General Severiano encontra-se a meio mastro”, publicou o Botafogo em nota oficial.

O São Paulo também lamentou o falecimento de Espinosa. “Um vitorioso e respeitado esportista do nosso país. O clube se solidariza e presta condolências aos familiares, amigos e admiradores do ex-treinador, atleta e dirigente.”


“Perdi meu segundo pai, meu irmão mais velho, meu exemplo, meu grande e fraterno amigo. Foi pelas suas mãos que cheguei ao Grêmio e consegui dar para a minha família tudo que sempre quis. Vai ser difícil superar mais essa perda, mas temos de seguir em frente. Vá com Deus, meu grande amigo”

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags