Superesportes

Vexame abre vaga no Galo

Correio Braziliense
postado em 28/02/2020 04:16
Após eliminação na Copa do Brasil, Rafael Dudamel foi demitido do Atlético-MG. Diretoria sonda Cuca e Mano Menezes para o postoRafael Dudamel não é mais técnico do Atlético-MG. O clube mineiro anunciou a demissão do treinador, assim como outros membros da comissão técnica e da diretoria, horas depois da eliminação do time na Copa do Brasil diante do Afogados, nos pênaltis, após empate por 2 x 2 no sertão pernambucano, na quarta-feira.

“Rui Costa (diretor de futebol), Marques Batista de Abreu (gerente de futebol), Rafael Dudamel e sua comissão técnica não fazem mais parte do clube. Para o jogo deste domingo, em Varginha, contra o Boa Esporte, o time será comandado por James Freitas e Lucas Gonçalves, ambos da comissão técnica fixa. O grupo se reapresenta nesta sexta-feira à tarde e fica concentrado”, anunciou o Atlético-MG em perfil no Twitter.

O venezuelano Dudamel deixa o Atlético-MG após apenas 10 jogos disputados. Foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. Neste período, a equipe mineira foi eliminada na primeira fase da Copa Sul-Americana para o Unión, da Argentina, e depois caiu na Copa do Brasil para o Afogados, na segunda fase da competição.

O treinador chegou ao clube com um contrato válido até dezembro de 2021, e a ideia era de que ele fizesse grandes mudanças na equipe e realizasse um trabalho a longo prazo. Entretanto, as más atuações e as eliminações fizeram com que a diretoria atleticana decidisse mudar os rumos em apenas dois meses de disputa na temporada.

Um dos funcionários demitidos pelo presidente Sergio Sette Câmara após a eliminação do Atlético-MG, o agora ex-diretor de futebol Rui Costa divulgou nota oficial em que se manifestou sobre a saída. O dirigente reconheceu que os resultados em 2020 vêm sendo decepcionantes, mas defendeu o elenco, garantindo que os atletas estão comprometidos e também chateados com as recentes decepções, incluindo a queda para o modesto time pernambucano.

Rui Costa chegou ao Atlético-MG em abril de 2019. Desde então, recebeu críticas por algumas contratações questionáveis, como as dos estrangeiros Lucas Hernández, Ramón Martinez e Di Santo, além do goleiro Wilson, todas realizadas no ano passado. Para 2020, trouxe reforços de peso, casos de Allan, Diego Tardelli e Guilherme Arana, além das chegadas de Mailton, Hyoran, Borrero e Savarino. Também nesse período, efetivou e depois demitiu o técnico Rodrigo Santana e o sucedeu por Vagner Mancini, antes da chegada de Dudamel.

Sucessores

O técnico Mano Menezes é um dos favoritos do presidente Sérgio Sette Câmara para assumir o comando do Atlético-MG. O treinador foi sondado pela diretoria do Galo. Mano, contudo, não tem a intenção de voltar a comandar um time no momento. O Galo terá de convencê-lo a mudar de posição.

Mano Menezes é um sonho antigo da diretoria. No ano passado, antes de Dudamel acertar com o clube, Mano foi sondado pelo Atlético-MG e disse que não pretendia assumir nenhum time no Brasil naquele momento. Por ora, ele mantém esse planejamento de carreira.

Dois dos principais homens de confiança de Mano enquanto foi treinador do Cruzeiro hoje estão no Atlético-MG: o auxiliar James Freitas e o analista de desempenho Rafael Vieira.

Outra opção é o técnico Cuca. Se Mano não aceitar o convite, o treinador campeão da Copa Libertadores em 2013 será o principal alvo do Galo no mercado.

“Apesar dos resultados insatisfatórios e frustrantes desse início de temporada, tenho muita confiança na hombridade e capacidade do grupo. Creio fortemente que esses mesmos atletas levarão o Galo às vitórias e conquistas que esse grande clube merece”
Rui Costa, ex-diretor de futebol

Algoz atleticano ganha bolada

Pequeno clube do Sertão do Pajeú, o algoz do Atlético-MG na Copa do Brasil, em jogo disputado na última quarta-feira, foi fundado em 18 de dezembro de 2013. O Afogados da Ingazeira, por eliminar nos pênaltis o favorito gigante de Minas, receberá da CBF R$ 1,5 milhão, valor capaz de bancar vários meses da modesta folha salarial.

A cidade de Afogados da Ingazeira fica a quase 400km da capital Recife e tem a história marcada por ser a terra natal de uma medalhista olímpica do Brasil. A pentatleta Yane Marques faturou o bronze nos Jogos de Londres, em 2012, além de ter dois ouros em Jogos Pan-Americanos. 

O empate por 2 x 2 com o Atlético-MG seguido por vitória nos pênaltis por 7 x 6 teve como herói o goleiro Wallef, que defendeu duas cobranças. O nome do jogador foi bastante comentado nas redes sociais. “A gente sabia que  sofreria. Mas soubemos suportar. Merecemos a vaga por tudo que jogamos. A rapaziada esta de parabéns”, disse Wallef.

O Afogados começou a caminhada no futebol em 2014, na segunda divisão do Estado. O time subiu para a elite pernambucana após ser vice-campeão em 2016. No ano passado, passou pelo Santa Cruz para chegar à semifinal e conseguir a vaga na Copa do Brasil. Em 2020, a equipe disputará ainda o Brasileiro da Série D. 

O estádio do time é o Vianão, um local pequeno e com capacidade para cerca de 1,5 mil pessoas. No jogo com o Atlético-MG, havia 2 mil torcedores em função do uso de arquibancadas provisórias. 


R$ 1,5 milhão

Prêmio pago pela CBF ao Afogados pela classificação na Copa do Brasil

 

10 jogos
Total de partidas de Dudamel à frente do Galo: quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags