Superesportes

Guerra dos farrapos

Com briga e oito expulsões, primeiro Gre-Nal do torneio sul-americano termina sem gols. Pandemia de coronavírus deixa indefinida a data do duelo de volta. As duas equipes lideram o Grupo E

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 04:16
Cenas lamentáveis: confusão generalizada em campo pode render punição aos dois timesO primeiro Gre-Nal na Copa Libertadores não merecia o final que teve, ontem, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Após um jogo muito disputado, em que as duas equipes tiveram uma bela atuação, uma briga generalizada, que causou oito expulsões (quatro de cada lado), marcou de forma lamentável o empate sem gols.

Com o resultado, as equipes somam quatro pontos no Grupo E, com vantagem do time colorado, que tem saldo de gols melhor (3 x 2). América de Cali, com três, e Universidad Católica, ainda sem ponto ganho, completam a classificação da chave. Por causa do surto de coronavírus, a Conmebol suspendeu as próximas rodadas da Libertadores e não definiu quando os jogos serão disputados.

O Gre-Nal 424 começou honrando todas as tradições do grande clássico gaúcho. Com dois minutos, duas faltas seguidas do Inter causaram a primeira confusão, com vários jogadores discutindo no meio de campo. Com forte marcação dos dois lados, o árbitro argentino Fernando Rapalini teve de usar por cinco vezes o cartão amarelo.

Empurrado por uma arena lotada, o Grêmio teve a iniciativa e, aos quatro minutos, Geromel cabeceou, após escanteio, mas Marcelo Lomba fez boa defesa. O Inter respondeu aos 12, com um belo chute de Edenílson da intermediária, que Vanderlei foi buscar no canto direito. Em outro momento de tensão, Matheus Henrique fez falta dura em Galhardo e revoltou Fuchs e Edenílson.

O segundo tempo começou e Everton, sumido nos primeiros 45 minutos, fez grande jogada individual e quase conseguiu finalizar. Em seguida, errou uma cabeçada. O Inter reagiu com Edenílson e Guerrero, que chegou a fazer o gol, mas estava em posição de impedimento.

Lá e cá

Jean Pyerre forçou Marcelo Lomba a fazer boa defesa, aos 18 minutos, mas foi o Inter que levou o maior perigo do jogo, quando Edenílson, aos 23, acertou a trave direita de Vanderlei com um chute longo. O contragolpe do Grêmio não demorou. Aos 25, Pepê partiu da ponta-direita e passou por cinco zagueiros adversários para chegar do lado esquerdo e bater para outra defesa de Lomba.

A jogada mais bonita foi do Inter, aos 34. Boschilia e Guerrero tabelaram com rapidez e o meia acertou a trave direita de Vanderlei.Aos 38, lançado por Everton, Luciano, livre, tentou encobrir Lomba, mas errou o alvo.

Mas toda a emoção e disputa acumuladas na partida foram ofuscadas aos 40 minutos, quando Pepê e Moisés iniciaram uma briga que acabou envolvendo todos os jogadores, inclusive os reservas. Após 12 minutos de confusão, oito jogadores receberam o cartão vermelho: Pepê, Luciano, Caio Henrique e Paulo Miranda pelo lado do Grêmio e Moisés, Edenílson, Praxedes e Victor Cuesta pelo Inter. Neste momento, com transmissão apenas pelo canal do Facebook da Conmebol, cerca de 2,1 milhões de internautas assistiam à partida.

Com a bola rolando de novo, Lucas Silva acertou a trave, após impressionante defesa de Marcelo Lomba, aos 59 minutos. E com uma hora e um minuto de jogo, o árbitro encerrou a partida. Foi o 135º empate no clássico gaúcho, que soma 156 vitórias do Inter e 133, do Grêmio.

“Os nervos estavam à flor da pele. Acaba que alguns jogadores se exaltam. O clássico vale muita coisa, todo mundo quer ganhar e isso acaba acontecendo. Começou no lance do Moisés. Ele entrou um pouco exaltado”

Victor Ferraz, lateral-direito do Grêmio


“A gente pede desculpa. Por mais que tenha rivalidade, isso não pode acontecer. Enfim, é levantar a cabeça e pensar no que aconteceu. Esperamos que no próximo Gre-Nal isso não aconteça. Nós queremos um grande jogo e não uma briga”
Marcelo Lomba,  goleiro do Inter

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags