Superesportes

Cresce ceticismo sobre realização dos Jogos

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, garantiu novamente no sábado que Tóquio sediará as Olimpíadas, apesar das dúvidas crescentes devido à propagação da Covid-19

Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 04:18
Diante da pandemia do coronavírus, os japoneses estão cada vez mais céticos em relação aos Jogos Olímpicos de Tóquio nas datas previstas, entre julho e agosto. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, garantiu novamente no sábado que Tóquio sediará as Olimpíadas, apesar das dúvidas crescentes devido à propagação da Covid-19, que causou a anulação de diversos eventos esportivos no mundo.

O Japão sofre relativamente com poucos casos de infectados por coronavírus, com 814 ocorrências de contágio e 24 falecimentos registrados. Os habitantes de Tóquio, porém, começam a mostrar um certo receio com a iminente chegada de visitantes estrangeiros para os Jogos.

Em uma enquete com mil participantes publicada ontem pela agência de notícia japonesa Kyodo, 69,9% das pessoas indagadas afirmaram não acreditar que Tóquio poderia sediar os Jogos nas datas previstas. Outra pesquisa da emissora pública NHK indicou que 45% dos japoneses se opõem ao evento. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, declarou na semana passada que o cancelamento era algo “impensável”.

A decisão será responsabilidade do Comitê Olímpico Internacional (COI), que planeja seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O presidente do COI, Thomas Bach, analisará a situação hoje em videoconferência com as federações esportivas internacionais. “Continuamos confiantes em organizar os Jogos”, publicou em nota.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags