Superesportes

Por enquanto, segue o sonho

Apesar do ceticismo crescente do público e de atletas, Comitê Olímpico Internacional afirma que a programação está mantida

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 04:14
Nas ruas da capital japonesa, publicidade duela com o temor



Em plena crise do coronavírus, “não é necessário tomar decisões radicais”, afirmou, ontem, o Comitê Olímpico Internacional (COI), a pouco mais de quatro meses da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

O COI, que reuniu por telefone, ontem, a comissão executiva, segue “plenamente engajado” com os Jogos de Tóquio (24 de julho-9 de agosto) e garantiu em comunicado que “toda especulação neste estágio seria contraproducente”, referindo-se a um possível adiamento ou cancelamento do evento.

Assim, no mesmo momento em que a Uefa e a Conmebol anunciaram o adiamento para o ano que vem das duas principais competições, a Eurocopa e a Copa América, respectivamente, o COI prefere esperar para tomar uma decisão, apesar do ceticismo crescente no Japão e do apelo de diversos atletas para a suspensão dos Jogos.

O COI afirmou novamente estar “confiante que as numerosas medidas tomadas pelas autoridades no mundo todo ajudarão a conter a situação em relação ao vírus da Covid-19”.

A entidade comemorou o apoio recebido de dirigentes do G7, citando no comunicado o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que deseja que os Jogos Olímpicos se desenvolvam “à perfeição, como prova que a humanidade terá conseguido vencer o novo coronavírus”.

O COI “incentiva todos os atletas a continuarem se preparando” para os Jogos “da melhor maneira possível”. E, para responder às incertezas das federações internacionais em relação às competições classificatórias que precisaram ser adiadas, a entidade fará uma nova reunião por telefone.

Somente 57% dos cerca de 11.000 atletas que devem disputar os Jogos de Tóquio garantiram classificação para o evento, explicou o COI. Para os outros 43%, a organização afirmou que trabalhará em conjunto com as federações internacionais para oferecer “modificações práticas necessárias para os respectivos sistemas de classificação”.

Data limite

O presidente do Comitê Olímpico Australiano, John Coates, afirmou que o Comitê Olímpico Internacional não estabeleceu uma data limite para um possível cancelamento dos Jogos de Tóquio e que, no momento, os preparativos continuam de acordo com o programado.

No Japão, aumenta o ceticismo sobre a celebração dos Jogos Olímpicos no contexto da pandemia de Covid-19, mas o COI não altera a agenda e programou uma reunião para, oficialmente, “preparar uma troca de informações” com as federações internacionais e o os atletas, cada vez mais preocupados.

No fim de fevereiro, o canadense Dick Pound, membro do COI, declarou que a decisão sobre os Jogos Olímpicos seria tomada em dois ou três meses. Mas o presidente do Comitê Olímpico Australiano, John Coates, que preside a Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos 2020, rebateu Pound. “O COI não adotou nenhuma das datas que Dick mencionou e acredito que ele voltou atrás”, afirmou Coates. “Tudo segue o curso para a cerimônia de abertura em 24 de julho”, completou.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach, sempre defenderam a continuidade dos preparativos para os Jogos, apesar das medidas de confinamento para tentar frear os casos de Covid-19.


24 de julho

Data prevista para a abertura dos Jogos Olímpicos



Coronavírus infecta dirigente

Um dos dois vice-presidentes do Comitê Olímpico Japonês, Kozo Tashima, anunciou, ontem, que apresentou resultado positivo para o novo coronavírus, em um contexto de dúvidas crescentes sobre a celebração dos Jogos Olímpicos de Tóquio em julho e agosto devido à pandemia. “Hoje meu resultado para o teste do novo coronavírus deu positivo”, afirma Tashima em um comunicado divulgado pela Associação Japonesa de Futebol, que ele preside.





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags