Superesportes

Champions e Libertadores terão fim

Adiamento da Eurocopa e da Copa América abre espaço para conclusão das competições

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 04:15
Uma suspensão “até nova ordem”, mas com o objetivo de “terminar a temporada”: a Liga dos Campeões terá a oportunidade de ser disputada até o fim, apesar da pandemia de coronavírus, após a liberação de datas com o adiamento da Eurocopa de 2020 para 2021.

“Foi criado um grupo de trabalho com a participação das ligas e dos representantes dos clubes para examinar soluções em relação ao calendário que devem permitir a conclusão da temporada atual”, acrescentou a Uefa.

O objetivo claro é aproveitar as datas divulgadas pelo adiamento da Eurocopa, programada para ocorrer de 12 de junho a 12 de julho deste ano, para que a Liga dos Campeões e a Liga Europa cheguem ao fim, assim como os campeonatos nacionais, atualmente suspensos.

Favorável ao adiamento, a muito influente Associação de Clubes Europeus (ECA) anunciou, ontem, que estava participando “ativamente com cuidado e total compromisso no grupo de trabalho coordenado pela Uefa”.

Este grupo deve “desenvolver e modelar os aspectos práticos da gestão do calendário com o objetivo de maximizar as opções para concluir os jogos restantes da temporada 2019-2020”, acrescentou o ECA.

Se a Champions e a Liga Europa terminarem, as dúvidas permanecem quanto ao modelo: o formato clássico da partida de ida e volta ou um novo resultado com um torneio de eliminação direta em campo neutro, como sugeriram algumas pessoas influente do meio na imprensa esportiva.  Desde o anúncio, na sexta-feira, do adiamento das oitavas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa, a Uefa tem um problema: encontrar datas para a reta final das duas.

Libertadores

Competição equivalente à Champions League no Brasil, a Libertadores, que teria mais uma rodada da fase de grupos nesta semana, também foi suspensa. A tendência é retornar em maio.

“Seguiremos avaliando a evolução (do vírus) e como issso transcorre durante o tempo. Mas entendemos também que, pelas previsões em um cenário ideal, a situação estará sob controle no mês de maio. Então, nós vemos isso como uma possibilidade de reiniciar a Libertadores no dia 6 de maio”, avaliou o presidente, em entrevista à Espn argentina.


5
Número de casos novos no esporte. A Juventus anunciou, ontem, que o francês Matuidi testou positivo. Na NBA, o Brooklyn Nets tem quatro infectados. Um deles é o astro Kevin Durant, MVP da liga norte-americana de basquete em 2014.

“O que diferencia é a temporalidade. A crise atual chega ao fim do inverno (europeu), que é um momento crucial para as competições. Durante a primeira Guerra Mundial (1914-1918), chegou entre duas temporadas”

Paul Dietschy, historiador especializado em futebol

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags