Superesportes

O dia em que a bola parou

Modalidade mais popular do mundo suspende atividades pela primeira vez desde as guerras mundiais. Em decisão conjunta, Eurocopa e Copa América são adiadas para 2021. Fifa posterga novo Mundial de Clubes com 24 times

Correio Braziliense
postado em 18/03/2020 04:15
Ligas nacionais e continentais suspensas, Eurocopa e Copa América adiadas para 2021, desistência por parte da Fifa do lançamento do Mundial de Clubes com 24 times... O futebol atravessa um momento inédito em sua história recente devido à pandemia do coronavírus: é preciso voltar às duas Guerras Mundiais para encontrar uma situação similar no calendário do esporte mais popular do planeta. A Eurocopa-2020, inicialmente prevista para junho e julho e que seria disputada em 12 cidades para comemorar os 60 anos de história da competição, foi adiada para 2021, assim como a Copa América, que aconteceria na Colômbia e Argentina em datas similares.

“É uma situação excepcional, ligada a uma questão de saúde pública”, explica Paul Dietschy, historiador especializado em futebol, distinguindo a atual situação com as suspensões do passado, ligadas a conflitos bélicos. “O que diferencia é a temporalidade. A crise atual chega ao fim do inverno (europeu), que é um momento crucial para as competições. Durante a primeira Guerra Mundial (1914-1918), chegou entre duas temporadas”, comparou.

É o mesmo caso da Copa do Mundo de 1942, que nunca foi atribuída a alguma sede devido à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um conflito que também provocou o cancelamento das edições de 1940 e 1944 dos Jogos Olímpicos.

Com a exceção da Inglaterra, os principais campeonatos europeus continuaram suas atividades durante esse período. Exceto na temporada 1939-1940, devido à invasão alemã do país, na França o campeonato sempre foi disputado. Na Itália, houve futebol até 1943 (a competição voltou em 1945) e, na Alemanha, até 1944 (voltou em 1947).

“Havia uma vontade de animar as pessoas, de se divertir, até que não foi mais possível. A ideia para as autoridades era mostrar que a situação estava controlada, normal”, explicou Dietschy.

É preciso voltar até os tempos da Primeira Guerra Mundial para ver os grandes países do futebol se privarem da bola por vários anos, mas, naquela época, o esporte “não estava desenvolvido como em 1939 ou hoje”. “O sentimento patriótico também era muito forte, o que facilitava na decisão de suspender as atividades”, completou o historiador.

Na Itália, o início da temporada 1973-1974 foi adiado devido a um surto de cólera em Nápoles, mas nada que se possa comparar à atual pandemia do coronavírus.

Mundial de Clubes

Ontem, a Fifa confirmou oficialmente o adiamento do novo Mundial de Clubes, que seria realizado em 2021, na China. A entidade máxima do futebol deve definir hoje a nova data do Mundial de Clubes. “O mundo está enfrentando um desafio de saúde sem precedentes e claramente se exige uma resposta global e coletiva. Cooperação, respeito mútuo e compreensão precisam ser os princípios em mente para todos os líderes nesse momento crucial” declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em nota.

O Conselho da Fifa terá nesta quarta-feira uma videoconferência em que serão sugeridas as seguintes medidas: o aceite aos adiamentos da Copa América e da Eurocopa de 2020; o reagendamento do novo Mundial de Clubes (para 2021, 2022 ou 2023); a discussão com as autoridades chinesas sobre o impacto da suspensão do Mundial de Clubes de 2021; e o estudo do impacto das atuais mudanças no calendário das confederações. O presidente Gianni Infantino espera que a situação do vírus da Covid-19 esteja melhor até o fim de abril.

A Copa América não é a única competição sul-americana afetada pelo surto de coronavírus. Anteriormente, o início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, que teriam os primeiros jogos disputados de 27 a 31 de março, foram adiados, com data a definir.


Como ficou?
Copa América: 11/6 a 11/7/2021
Eurocopa: 11/6 a 11/7/2021



Copa do Nordeste é paralisada

Depois de suspender todas as competições nacionais de futebol por tempo indeterminado por causa da pandemia de coronavírus, a CBF aceitou a deliberação da Associação de Clubes de Futebol do Nordeste e também decretou a suspensão da Copa do Nordeste, sem data para retorno. O torneio reúne 16 equipes da região Nordeste do Brasil, como Bahia e Vitória, Ceará e Fortaleza, Náutico, Sport e Santa Cruz, entre outras. A competição estava na primeira fase, faltando uma rodada para terminar. Depois seriam realizados os confrontos de mata-mata. Na reunião dos clubes, alguns queriam que, pelo menos, a oitava rodada fosse disputada com portões fechados, mas isso não aconteceu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags