Superesportes

Antecipação da última rodada custou caro

Mudanças repentinas de local das partidas e falta de informação sobre os confrontos marcaram jogos

Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 04:14
Gama atuou em seu centro de treinamento e goleou o Formosa por 5 x 0Na contramão de praticamente todas as competições desportivas oficiais no mundo inteiro, o Campeonato Candango seguiu, ontem, com os seis jogos da 11ª rodada, antecipada do fim de semana. O resultado disso não foi dos melhores: mudanças repentinas de local das partidas e falta de informação sobre os confrontos.

Desde o fim de semana, ficou acertado entre a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e a Secretaria de Esportes que os estádios poderiam abrigar partidas finais da primeira fase, mesmo que os sequentes decretos editados recentemente pelo Governo do Distrito Federal (GDF) orientassem o contrário.

Na manhã de ontem, horas antes dos duelos, a secretaria entrou em contato com a federação para informar que as arenas não poderiam ser usadas, e isso gerou uma grande confusão. A equipe do Formosa, por exemplo, já havia deixado a cidade goiana rumo ao DF.

Os jogos no Bezerrão, no Abadião e no Serejão, tiveram de ser remanejados. Assim, Brasiliense 8 x 0 Paranoá foi disputado no centro de treinamento (CT) do Jacaré; Gama 5 x 0 Formosa se encontraram no CT do Periquito; bem como o Real 3 x 2 Taguatinga e Capital 4 x 0 Sobradinho, que ocorreram em gramados de treinos. As vitórias do Luziânia, por 4 x 0, sobre o Ceilândia, e do Unaí, por 5 x 0, sobre o Ceilandense ocorreram em arenas fora do DF, então não são afetadas pela legislação do GDF.

Agora, o campeonato está suspenso, bem como o jogo atrasado da 10ª rodada entre Gama e Real, marcado para o sábado (21). Apesar da necessidade desse último jogo, principalmente para definir a liderança da tabela, é possível dizer que Brasiliense, Gama, Real, Formosa, Taguatinga, Sobradinho, Capital e Luziânia avançam à segunda fase. Ceilandense e Paranoá estão rebaixados à segunda divisão local. As próximas partidas seguem sem data definidas.

As paralisações em disputas esportivas levam em consideração a prevenção à Covid-19, o novo coronavírus, declarado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo da medida é evitar aglomerações em locais públicos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags