postado em 20/06/2009 17:00
Nova York - O fundador da Apple, Steve Jobs, cujo afastamento da vida pública há dois meses gerou os mais diferentes rumores, recebeu um transplante de fígado e vai retomar as rédeas de sua empresa, afirma o jornal financeiro Wall Street Journal em sua edição deste sábado (20/06).
Segundo o WSJ, Jobs, de 54 anos, recebeu há aproximadamente dois meses um transplante de fígado no estado do Tennessee (sul dos Estados Unidos), mas o jornal não especificou se este transplante estaria associado a um ressurgimento do câncer de pâncreas pelo qual foi tratado em 2004.
Jobs, considerado um visionário da informática e responsável por sucessos mundiais como iPods, iPhones e os computadores Mac - e também muito criticado por ser muito autoritário - anunciou em janeiro que entraria de licença até o final de junho. Na época, a Apple alegou um desequilíbrio hormonal, gerando todo tipo de especulação sobre a saúde de seu número um.
Rumores da morte de Jobs, inclusive, chegaram a circular na rede, sem que a Apple emitisse nenhum comentário. Mas, segundo o Wall Street Journal, Jobs está se recuperando de sua intervenção cirúrgica e retomará o posto de diretor executivo no fim do mês, como previsto.
"Steve está impaciente por retomar o trabalho no final de junho e não há mais nada a dizer", declarou ao jornal a porta-voz da Apple, Katie Cotton. O jornal acrescenta que ele poderá trabalhar meio expediente por um mês ou dois a conselh médico.
A informação do WSJ voltou a gerar comentários na internet. O analista Douglas McIntyre, do site web 24/Wall Street, afirmou, no entanto, que "apesar do futuro médico de Jobs não estar claro, a Apple conseguiu desenvolver sem ele vários produtos durante sua licença, como a nova geração do iPhone".